Após registrar lucro líquido de R$ 240 milhões no primeiro semestre de 2024, alta de 224,3% em relação ao mesmo período de 2023, o Banco Carrefour vai reforçar integração com o varejo, especialmente o de insumos básicos, para continuar crescendo nos próximos trimestres, indicou Felipe Gomes, CEO da instituição.
“Não existe uma rede de varejo que tenha um ecossistema tão completo quanto o nosso para lidar com as necessidades básicas do cliente”, afirmou Gomes. Esse segmento, avalia o executivo, é menos afetado do que o comércio de bens de consumo e ticket mais alto. “O cliente não deixa de se alimentar”, argumenta o executivo.
“Nós temos o atacarejo (Atacadão), o Sam’s Club, para quem procura ali um diferencial, drogarias, postos de combustível. O cliente pode fazer a compra de mês dele no Carrefour, abastece o carro nos nossos postos, compra o remédio
da esposa na drogaria”, afirma.
Essa integração, diz o executivo, favorece a emissão de cartões de crédito pela instituição. Além das marcas Carrefour, Atacadão, a instituição lançou no segundo semestre o cartão da rede Sam’s Club. O banco é o sexto maior emissor de cartões do Brasil, de acordo com o Relatório CardMonitor.
Segundo Gomes, essa estratégia é uma forma de compensar a Lei do Rotativo, que passou a vigorar em janeiro deste ano. “O lado positivo (da lei) é que o endividamento no cartão de crédito cai. Quando há um limite de 100% (nos juros), isso, teoricamente, tende a trazer uma inadimplência menor, porque a pessoa vai ter mais capacidade de pagamento”, diz.
“O lado negativo é que todas as instituições, quando você tem uma carteira de juros que a rentabilidade dela média cai, as instituições vão rever a sua política de crédito, o seu apetite a este negócio”, explica.
O CEO, no entanto, ressaltou que, apesar de contar com o suporte das empresas do grupo para levar novos produtos ao mercado — como o cartão Sam’s Club —, “não existe bala de prata que recupere toda a perda de receita” causada pela Lei do Rotativo.
“O que estamos fazendo é investindo em ferramentas para melhorar a gestão de risco, reduzir o custo operacional. A chave-mestre dentro do mercado bancário é o cost to serve. Quanto menor seu custo de servir, maior é a sua capacidade de pegar essa economia e investir em novos produtos”, destaca o executivo.
2º trimestre
O Banco Carrefour, unidade financeira do Grupo Carrefour Brasil, registrou faturamento de R$ 16,6 bilhões no segundo trimestre de 2024, alta de 13% na receita em comparação com o mesmo trimestre de 2023. A carteira de crédito no período cresceu 19% e chegou a R$ 25,6 bilhões.
O Ebitda ajustado somou R$ 235 milhões no trimestre, 11,9% maior que no segundo trimestre de 2023, com um acumulado de R$ 439 milhões no primeiro semestre de 2024. O aumento é resultado do crescimento da receita, melhores níveis de inadimplência, maturação dos novos clientes capturados no contexto da integração do BIG e melhor controle de SG&A.