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Construção Civil

Dexco registra lucro líquido de R$ 92,620 milhões no 3ºtri24

Valor representa queda de 69,5% na comparação com o mesmo período de 2023

Ebitda ajustado e recorrente da Dexco somou R$ 459,856 milhões (foto: Adobe Stock)

A Dexco encerrou o terceiro trimestre de 2024 com lucro líquido de R$ 96,6 milhões, o que representa uma queda de 69,5% ante o apurado no mesmo intervalo do ano passado.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado e recorrente somou R$ 459,856 milhões, um avanço de 59,7% ante igual etapa de 2023.

A receita líquida, por sua vez, teve crescimento de 26,6% entre julho e agosto ante um ano, totalizando R$ 2,239 bilhões.

Em seu release de resultados, a empresa explica que a receita foi impulsionada pela forte demanda da Divisão Madeira e o mercado de painéis mais aquecido, e da Divisão de Metais e Louças, que sustentou resultados apresentados no último trimestre, mantendo um mix de produtos mais rico.

O resultado financeiro ficou negativo em R$ 124,702 milhões, ante resultado positivo registrado um ano antes, de R$ 4,317 milhões.

Volume expedido

A Dexco ampliou a expedição em todas as suas linhas de negócios na comparação do terceiro trimestre de 2024 com o mesmo intervalo de 2023. O volume expedido subiu 18,8% na Deca; 18% em Cerâmicos e 23,7% em Madeira.

Em sua apresentação de resultados, a companhia afirmou que houve uma demanda forte nestes segmentos, com o mercado mais aquecido. Outro fator foi que, um ano antes, a produção das Divisões Deca e Madeira havia sido impactada por mudança nos sistemas.

A Dexco informou ainda que foram realizados negócios florestais pontuais que acabaram por alavancar o resultado do trimestre, diante do mercado valorizado.

O custo dos produtos vendidos da Dexco aumentou 19% no trimestre, para R$ 1,3 bilhão. Essa alta ocorreu em função dos volumes mais fortes vendidos em todas as divisões. Outro fator foi o incremento dos custos de insumos da Divisão de acabamentos, como metais básicos para fundição e gás natural.

As despesas com vendas encerraram subiram 38%, para R$ 303,4 milhões, influenciado por investimento em publicidade e propaganda e ações comerciais.

Por sua vez, as despesas gerais e administrativas caíram 21,7%, para R$ 75,5 milhões, explica por gestão de custos e busca pela otimização da estrutura Organizacional, segundo a companhia.

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