Menu

Varejo

Atacadão ‘reduzido’ é aposta do Carrefour para o 2º semestre

Empresa registrou lucro líquido de R$ 330 milhões no segundo trimestre de 2024

Carrefour anunciou a abertura de mais lojas Atacadão em 2024 (foto: Adobe Stock)

O grupo Carrefour anunciou nesta segunda-feira à noite, 23, lucro líquido de R$ 330 milhões no segundo trimestre de 2024, revertendo prejuízo de R$ 249 milhões no mesmo período de 2023. O resultado positivo fez com que a companhia ajustasse seu guidance para o restante do ano e anunciasse a abertura de mais lojas, com destaque para as lojas de formato reduzido do Atacadão.

“Importante mencionar que lançamos uma versão reduzida das lojas Atacadão com área de 1.500 a 3.000 m², localizadas em centros urbanos (conversões de supermercados) e com rentabilidade por m² similar à de lojas convencionais. Já inauguramos três lojas de formato reduzido no ano. Planejamos adicionar outras cinco no segundo semestre de 2024”, informou a empresa em seu balanço de resultados.

“Acho que é uma oportunidade para o Atacadão crescer mais rapidamente com essas lojas” afirmou o CEO do Carrefour no Brasil, Stéphane Maquaire. “São lojas menores (que o Atacadão convencional), mas não muito. A primeira que inauguramos foi uma conversão de no Nordeste. E foi um sucesso com muito mais vendas e uma rentabilidade maior”, acrescentou o executivo.

No total, o Carrefour praticamente dobrou a previsão de abertura de lojas Atacadão no Brasil neste ano. “Revisamos nosso plano de abertura de lojas de 2024 para 20 (vs 10 a 12 novas lojas Atacadão anteriormente), todas sendo conversões de lojas do Varejo, sendo 12 hipermercados Carrefour 8 supermercados”, afirmou a empresa.

Resultados 2ºtri2024

O Carrefour teve lucro líquido de R$ 330 milhões no segundo trimestre de 2024, revertendo prejuízo de R$ 249 milhões no mesmo período de 2023. No conceito ajustado, o lucro foi de R$ 151 milhões, com alta de 412,5%. O Ebitda ficou em R$ 1,609 bilhão, alta de 20,2%. Já a receita líquida foi de R$ 29,619 bilhões, com alta de 7,8%. A receita líquida das vendas das lojas, por sua vez, foi de R$ 28,047 bilhões, alta de 8,1%.

De acordo com analistas do Itaú BBA, as vendas em mesmas lojas, que tiveram alta de 7,4% no trimestre, foram um dos destaques da companhia. O conceito considera apenas as unidades que estavam abertas um ano antes e continuavam funcionando no trimestre seguinte.

“O Carrefour divulgou resultados positivos para o segundo trimestre de 2024, com uma receita ligeiramente melhor do que o esperado (crescimento sólido de 7% nas vendas mesmas lojas na divisão de Cash & Carry foi um destaque) e margens praticamente em linha (a divisão de Varejo ficou abaixo da nossa previsão em 20 pontos-base)”, afirmaram os analistas do Itaú BBA em relatório divulgado nesta terça-feira, 23.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas