As vendas consolidadas do Carrefour Brasil somaram R$ 27,8 bilhões no primeiro trimestre deste ano, o que significa uma alta de 2,5% ante o primeiro trimestre de 2023, de acordo com dados preliminares e não auditados do período.
As vendas no critério mesmas lojas (LFL) do Atacadão cresceram 1,8%; no Sam’s Club subiram 6,9% e no Carrefour Varejo ex-gasolina recuaram 1,4%.
Segundo comunicado da companhia, a inflação alimentar encerrou o trimestre com uma alta de 2,5% na comparação anual, levando à recuperação dos preços e melhor dinâmica de volume com clientes B2B, que retornaram a um padrão de compra mais normalizado.
No e-commerce, valor bruto de mercadorias (GMV) atingiu R$ 2,4 bilhões, o que significou 9% das vendas e um aumento de 52% ante o primeiro trimestre de 2023, impulsionado, segundo a companhia, por um forte crescimento nas vendas 1P, de 117,5%, que atingiu R$ 1,2 bilhão no trimestre.
O Banco Carrefour registrou faturamento de R$ 15,9 bilhões, alta de 15,6% na comparação com mesmo período do ano passado.
O Carrefour destacou que as vendas no trimestre no segmento Cash&Carry, que representa 69% das vendas, refletiram uma melhora na dinâmica de volume, especialmente do B2B, cujo volume se recuperou diante de um ambiente inflacionário mais normal.
O tráfego B2C também aumentou, com a adição de serviços focados nesse cliente (padaria, açougue e fatiados) em 58 das lojas, ante 19 em dezembro do ano passado.
No trimestre, a empresa inaugurou 5 novas lojas Cash&Carry (conversão de 4 hipermercados Carrefour e 1 Bompreço) nos Estados de São Paulo (3), Rio Grande do Sul (1) e Bahia (1). Também foram inauguradas 2 novas lojas Carrefour Express em São Paulo.
O número total de unidades passou de 1.188 em dezembro para 1.074, sendo 121 fechamentos e 7 aberturas. A área de vendas caiu 4,7%, para 3,179 milhões de m2.