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Varejo

Após integrações, Carrefour diz que foco vai voltar para o comércio

Grupo finalizou integração com Big e converteu 129 lojas de grande formato

Atacadão diz que vai ampliar ofertas de serviços aos clientes (foto: Adobe Stock)

Após anunciar a compra do Grupo Big por R$ 7 bilhões, em 2021, arrumar a casa foi a tônica do Grupo Carrefour Brasil nos últimos anos. A integração terminou em 2023, com a conversão de 129 hipermercados Big em lojas com a bandeira Atacadão – e os esforços da reestruturação, que terminou em 2023, devem começar a dar resultados mais robustos neste ano, avaliou Eric Alencar, CFO do Carrefour Brasil, durante apresentação dos resultados da companhia no quarto trimestre do ano passado.

“Internamente, tinha hora que a gente não sabia se a gente era comerciante ou engenheiro civil, porque só queria saber das conversões (de lojas), das obras”, comentou o executivo. Além das conversões, outro ponto de atenção foi o fechamento de unidades problemáticas. Após uma revisão dos ativos, o Carrefour Brasil decidiu vender ou fechar 123 pontos de venda “estruturalmente não rentáveis” (16 hipermercados, 94 unidades Todo Dia e 13 pontos Nacional e Bom Preço).

“Com o fim da operação dessas lojas, esperamos adicionar aproximadamente R$ 200 milhões de Ebitda por ano (recorrente), uma vez que essas unidades estão em déficit operacional. Adicionalmente, esperamos vender os imóveis de 40 dessas 123 lojas, captando caixa adicional que deverá compensar o impacto negativo das iniciativas de desmobilização no caixa”, afirmou a empresa ao divulgar os resultados financeiros do 4º trimestre de 2023.

Foco no cliente

Agora que esse período mais movimentado ficou para trás, Alencar disse que o foco do grupo será direcionado “de volta para o comércio e para a excelência no atendimento ao cliente”. Isso se traduzirá, entre outras coisas, em uma maior oferta de serviços – como açougue – dentro das lojas Atacadão.

“A gente começou a implementar essa estratégia no segundo semestre de 2023 e encerrou o ano passado com 19 lojas oferecendo serviços frios, padaria e açougue, e isso tem impactado positivamente o fluxo de clientes nas nossas lojas de atacarejo. Esse ano a gente pretende continuar acrescentando esses serviços em mais lojas do Atacadão”, acrescentou Marcela Bretas, diretora de Relações com Investidores do Carrefour Brasil.

O CFO do Carrefour, no entanto, explicou que o grupo pretende “atender a essa demanda com parcimônia”. “É uma novidade para nós, e não queremos deixar de lado o nosso modelo de negócio, que tem como meta principal preço barato para o nosso cliente. O nosso foco agora está de volta para o comércio, com o nosso cliente recebendo o melhor serviço no cash and carry, principalmente preço imbatível (no atacarejo), e um nível maior de variedade de produtos e serviços (nos hipermercados)”, afirmou.

Resultados

As vendas consolidadas do Grupo Carrefour Brasil totalizaram R$ 31,1 bilhões no quarto trimestre de 2023, queda de 1,2% ano a ano. As vendas em mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) do Atacadão caíram 1,8% no último trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022.

“Os resultados foram impactados pelo ambiente deflacionário (inflação alimentar de -0,5% nos últimos 12 meses, segundo o IBGE), embora tenhamos observado tendências de melhora de preços e volumes na segunda parte do trimestre (com inflação alimentar m/m positiva em novembro e dezembro)”, afirmou a empresa em comunicado.

O volume de vendas do e-commerce totalizou R$ 2,8 bilhões no 4º trimestre de 2023, alta de 38,5% em relação ao mesmo período de 2022. Já o faturamento bruto do Banco Carrefour atingiu R$ 16,7 bilhões nos últimos três meses do ano passado, alta de 15,3% na mesma base de comparação.

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