Menu

Seguradoras e Corretoras

BB Seguridade: emissão de prêmios cresce 21,4% em fevereiro

Crescimento foi registrado na comparação com o mesmo mês de 2023

BB Seguridade, seguradora do Banco do Brasil (foto: Adobe Stock)

Os prêmios emitidos pelo BB Seguridade cresceram 21,4% em fevereiro de 2024 ante igual mês do ano anterior. Em informativo mensal, a companhia destaca que o seguro prestamista registrou incremento de 46,6% em prêmios emitidos no período, com aumento da penetração na originação do crédito e melhora do índice de cancelamento.

A emissão de prêmios do seguro de vida, por sua vez, contraiu 0,9% ante o mesmo período de 2023, em função do menor tíquete médio, efeito parcialmente compensado pela redução no volume de cancelamentos no comparativo.

Os prêmios emitidos do segmento rural cresceram 23,2%, movimento atribuído à alta no volume de prêmios dos seguros penhor rural (+60%) e vida produtor rural (+43,7%). No entanto, tal efeito foi parcialmente compensado pelo menor volume de emissões do seguro agrícola (-14,9%).

As contribuições cresceram 29,8% ante o mesmo período de 2023, alcançando o maior volume para o mês de fevereiro da série histórica. O desempenho é atribuído tanto ao aumento do tíquete médio quanto à expansão da quantidade de planos.

A arrecadação em fevereiro de 2024 apresentou alta de 23,4% em relação a fevereiro do ano passado, devido ao incremento tanto do tíquete médio como da quantidade vendida dos títulos de pagamento único.

Crescimento operacional

Em fevereiro deste ano, a BB Seguridade espera um crescimento menor do resultado operacional neste ano que em 2023, mas por outro lado, projeta uma arrecadação próxima à do ano passado pela BrasilSeg, a seguradora do grupo. As estimativas constam das projeções corporativas da empresa para o ano (guidances), divulgadas nesta segunda-feira, 5.

A holding de seguros, previdência e capitalização do Banco do Brasil projeta que o resultado operacional não-decorrente de juros crescerá de 5% a 10% em relação a 2023. No ano passado, o crescimento foi de 17,6% frente a 2022, acima do teto do guidance, que era de 17%.

Para a arrecadação da BrasilSeg com prêmios, a estimativa é de alta de 8% a 13% ante 2023, ano em que o crescimento ficou em 8,9%, abaixo do piso da estimativa, que era de 10%.

A BB Seguridade calcula ainda que as reservas dos planos de previdência da Brasilprev devem crescer entre 8% e 12% neste ano. No ano passado, a alta foi de 14,9%, também acima do teto das projeções, de 14%.

Em comunicado, a companhia destaca que as demonstrações financeiras passaram a adotar a norma contábil IFRS 17 a partir do ano passado. Entretanto, como a norma ainda não foi recepcionada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as empresas continuam apurando os requerimentos de capital sem o impacto da norma.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas