Menu

Varejo

Faturamento do Assaí chega a R$ 72,8 bi em 2023

Vendas cresceram R$13 bilhões, alta de 22% em relação a 2022

Assaí segue ganhando market share, diz balanço da empresa (foto: Adobe Stock)

O Assaí Atacadista registrou faturamento anual de R$ 72,8 bilhões em 2023, o que representou um incremento de R$ 13 bilhões, e alta de 22%, em relação ao ano anterior. Somente no quarto trimestre de 2023, foram mais de R$ 20 bilhões em receita, aumento de 15,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já o lucro líquido de R$ 297 milhões no quarto trimestre de 2023. O resultado foi 26,8% menor na comparação com o mesmo período de 2022. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, porém, houve alta de 60%.

O Ebitda ajustado ficou em R$ 1,436 bilhão de outubro a dezembro de 2023, uma alta de 22,6% ante o mesmo período do ano anterior. A margem desse indicador subiu 0,5 ponto porcentual, para 7,8%.

A receita líquida, por sua vez, foi de R$ 18,421 bilhões, um avanço anual de 15,5%. No release de resultados, o Assaí destaca ainda que o desempenho “reforça o posicionamento da companhia mesmo diante de um cenário composto por deflação e pressão no poder de compra dos consumidores”.

Expansão

A empresa segue ganhando market share e registrou avanço de 2 pontos percentuais no ano – resultado da performance das lojas existentes e pelo seu plano de expansão, com destaque para as conversões dos hipermercados Extra, cujo sucesso é comprovado pela maturação acelerada. As unidades convertidas, por exemplo, vendem três vezes mais do que quando operavam no formato anterior.

Ao longo do ano, o Assaí realizou a abertura de 27 lojas, o que totalizou 288 unidades em funcionamento em todo o Brasil e ampliou a sua presença com a inauguração da sua primeira loja no Estado do Espírito Santo, na cidade de Serra, além das primeiras lojas nos municípios de Mossoró (RN), Foz do Iguaçu (PR) e Olinda (PE).

A rede avançou ainda na implementação de serviços nas lojas e na estratégia digital. O app para telefones celulares Meu Assaí soma 12 milhões de clientes cadastrados(as) em 8 meses de operação desde o seu lançamento.

ESG

Ao longo do ano, o Assaí também registrou uma queda de 10% das emissões nos escopos 1 e 2 no comparativo com 2022, em linha com sua estratégia de combate às mudanças climáticas e meta de redução das emissões em 38% até 2030.

O Assaí também reforçou o seu papel como marca empregadora ao atingir mais de 80 mil colaboradores(as) e continuou os seus esforços em promover um ambiente de trabalho diverso e inclusivo. A empresa tem 43,5% de negros e 25% de mulheres em cargos de liderança e 5,4% do quadro de colaboradores(as) composto por pessoas com deficiência.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas