A equipe de analistas do Itaú BBA avalia que, no curto prazo, as instituições de ensino superior podem se beneficiar de um aumento na procura por cursos de graduação a distância, antes que as novas regras para o segmento entrem em vigor.
“Esperamos um ciclo de captação geralmente positivo, combinado com melhorias na rentabilidade e tendências saudáveis de geração de caixa”, destacam em relatório os analistas Vinicius Figueiredo, Lucca Marquezini e Felipe Amancio.
Em relação à temporada de balanços corporativos do terceiro trimestre deste ano, eles afirmam que os resultados da Yduqs no período devem ser marcados por um forte desempenho de captação no segmento semi-presencial, enquanto os segmentos presencial e a distância devem apresentar crescimento mais modesto em volume de captação. Eles consideram, ainda, que pode haver um nível maior de desconto na educação a distância. Os analistas ainda enxergam uma possível melhora na rentabilidade devido à diminuição na inadimplência e diluição de despesas gerais e administrativas e de provisão.
Para a Ânima, a expectativa é continuar observando o foco da empresa em implementar aumentos de preços, embora isso possa limitar o crescimento do volume de captação. “Apesar das tendências mais suaves de volume, preços mais altos nos segmentos core e digital, combinados com desempenho positivo na Inspirali, devem impulsionar o crescimento da receita bruta”. Os analistas do BBA ainda destacam que a geração positiva de caixa levará a uma redução na alavancagem financeira.
Na Cruzeiro do Sul, os analistas esperam um crescimento no volume de captação ano contra ano, tanto no segmento presencial, quanto no ensino a distância (EaD), que deve ter um desempenho mais forte. “Isso deve ser acompanhado por taxas de retenção mais altas e dinâmicas saudáveis de preços, levando ao crescimento da receita bruta”.
A equipe do BBA destaca, ainda, que a SER pode ter um desempenho mais modesto devido à base de comparação normalizada, após vários trimestres de forte desempenho de receita bruta e rentabilidade impulsionados por novos programas de escola de medicina e pela introdução do programa SER Solidário. Eles ainda afirmam que a empresa deve focar na implementação de aumentos de preços, o que deve resultar em volume de captação menor.
Já para a Vitru, a perspectiva é de que, após vários trimestres de crescimento anual, a evolução seja mais modesta no terceiro trimestre. “Antecipamos algum crescimento anual no volume de captação, enquanto o tíquete médio provavelmente será pressionado por uma mudança na mistura de estudantes”.