O presidente do conselho de administração da Suzano, David Feffer, afirmou que, quando a companhia decidiu adquirir a fábrica da Pactiv Evergreen no Estado de Arkansas, nos Estados Unidos, a unidade “ia muito mal”. Segundo ele, uma gestão focada em pessoas foi a principal estratégia para que, no mês passado, a fábrica desse lucro pela primeira vez, em muitos anos.
A unidade em questão teve a aquisição concluída no início de janeiro de 2024, com outra fábrica da mesma empresa na Carolina do Norte. O anúncio da compra dessas unidades de nome Pine Bluff e Waynesville, que produzem papel-cartão para embalagens de líquidos e copos de papel, havia sido feito no mês de julho anterior. As unidades adicionaram aproximadamente 420 mil toneladas integradas de papel-cartão à capacidade anual de produção da Suzano.
Feffer disse que a companhia focou em melhorar as condições de trabalho da equipe, reformando banheiros e vestiários, antes de mexer na operação. “Nós não tivemos problema com sindicatos e essas pessoas conseguiram fazer as máquinas aumentarem o rendimento. As pessoas conseguiram até renegociar os contratos de vendas de uma forma bem melhor e, no mês passado, a fábrica (do Estado de Arkansas) deu lucro pela primeira vez em muitos e muitos anos”, afirmou em painel do 26º Congresso do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), na quarta-feira, 8.