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Hotelaria

Sob nova direção, hotéis Hard Rock terão R$ 100 mi para obras

O projeto bilionário de construção de hotéis da Hard Rock no Brasil passou por mudanças na gestão e reduziu o plano de investimento

Obras do hotel Hard Rock Ilha do Sol, no Paraná, (Foto: VCI/Divulgação)

Em dificuldades financeiras e alvo das autoridades por suspeitas de irregularidades em captações feitas no mercado de capitais, o projeto bilionário de construção de hotéis da Hard Rock no Brasil passou por mudanças na gestão, reduziu os planos de investimentos e tomou um banho de loja. A virada reflete um esforço para afastar do negócio problemas do passado, como o enorme atraso na entrega e a enxurrada de queixas de clientes.

A VCI, então responsável pela empreitada, mudou de marca e comunicou ao mercado, na última semana, sua aquisição por um grupo de empresários do ramo de multipropriedades, modelo adotado para o avanço da bandeira americana no País, em que hóspedes dividem a propriedade de um mesmo quarto por diferentes períodos de uso. Não há informações sobre os nomes dos compradores ou sobre eventuais valores envolvidos.

Em mensagem enviada a clientes no fim do ano passado, pouco antes do anúncio ao mercado, a companhia afirmou que o primeiro passo das mudanças é uma injeção de R$ 100 milhões para a acelerar as obras dos dois projetos mais avançados da marca no País, os hotéis da Ilha do Sol, no Paraná, e de Lagoinha, no Ceará.

Os empreendimentos foram anunciados há mais de seis anos, como parte de um plano da companhia para construir oito hotéis da marca no País, com vendas equivalentes a R$ 8 bilhões. Agora, com a reformulação, a empreitada foi reduzida pela metade: quatro hotéis foram cancelados. Além do Paraná e de Lagoinha, estão previstos empreendimentos apenas em Jericoacoara, também no Ceará, e em São Paulo.

Atrasos

A construção dos dois primeiros hotéis enfrentou seguidos atrasos e, apesar das repetidas tentativas de captação da companhia, ainda está longe de ser finalizada. Em dezembro do ano passado, os responsáveis estimavam precisar ainda de quase de R$ 400 milhões para terminar as obras.

Desde o lançamento do projeto no Brasil, a VCI levantou mais de R$ 400 milhões para transformar o esqueleto de dois hotéis abandonados nas primeiras unidades da marca. Como mostrou o Broadcast, os esforços de captações envolveram até uma tentativa de criar uma moeda tokenizada numa operação cripto. No período, a empresa também vendeu cotas para cerca de 17 mil clientes, num total equivalente a mais de R$ 1 bilhão.

A previsão inicial apontava as primeiras entregas dos hotéis para 2020. Mas o ritmo de obras não acompanhou o das captações. Clientes, ex-funcionários e advogados não conseguem entender porque a construção não caminhou neste período, apesar dos recursos levantados no mercado e com as vendas alavancadas pela marca Hard Rock.

Na semana passada, o Ministério Público do Ceará multou a companhia em R$ 12 milhões pelos atrasos na entrega da obra. O MP cita ainda relatos de clientes com dificuldades de cancelar os contratos. Em mensagem enviada a um desses clientes e obtida pelo Broadcast, a companhia informa a previsão de entrega no Ceará para o final de 2025.

Um consultor do setor hoteleiro ouvido pelo Broadcast estima que a construção de um empreendimento semelhante costuma demorar de dois anos e meio a três anos para ser finalizado. Isso sem contar o processo de licenciamento. No caso específico dos hotéis do Ceará e do Paraná, um dos fatores que seria mais favorável é que a estrutura dos prédios já existia.

De saída

Uma das emissões feitas pela empresa no mercado de capitais, o lançamento de debêntures, entrou no radar das autoridades por suspeita de fraude e hoje é alvo de inquérito pelo Ministério Público Federal. Pela transação, a companhia e o sócio fundador, Samuel Sicchierolli, tiveram de pagar R$ 500 mil à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ambos também constavam no inquérito do MPF. O sócio da companhia, porém, deixou o negócio na reformulação atual. As mudanças estão sendo tocadas pela gestora Urca, uma das principais investidoras do projeto. O grupo injetou pouco mais de R$ 100 milhões numa das tentativas recentes feitas pela VCI para levantar recursos, por meio de um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (Fdic). A transação foi coordenada pelo Itaú BBA.

Frustrados pelos atrasos e seguidas promessas não cumpridas de avanço nas obras, clientes, ex-fornecedores e ex-funcionários estão céticos com as novas mudanças. “Vai continuar exatamente a mesma coisa”, afirma um ex-fornecedor, que prefere não ser identificado. “Isso é uma jogada, uma estratégia de negócios.”

“Parece uma repaginada para tentar vender ainda mais cotas”, afirma um cliente, que prefere não ser identificado. “Eles não entregaram no prazo e se negam a cancelar o que paguei. Meu dinheiro está raptado.”

Com a palavra

Na reformulação, a VCI foi rebatizada de Residence Club. Não está claro como será seu papel diante da centena de processos que a VCI enfrentava na Justiça. No comunicado enviado aos clientes, a empresa disse que conduz um esforço para honrar compromissos com fornecedores, clientes e funcionários e que trabalha para entregar o hotel ainda em 2024.

Procurada, a VCI, agora Residence Club, afirmou que passa por um processo de reestruturação completo, envolvendo todas as áreas da empresa e contando com o apoio da Urca Capital e do Itaú BBA, dois dos principais investidores dos projetos, e do Hard Rock International, futuro operador dos equipamentos turísticos, quando finalizados.

“A Companhia, sem negligenciar os problemas da administração anterior, trabalha para não apenas resolvê-los de forma ágil, mas foca na entrega dos hotéis que representarão um marco no turismo brasileiro.”

Procurado, o Hard Rock International não respondeu até a publicação desse texto. A Urca não quis se pronunciar.

 

 

 

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