Menu

Sem categoria

CSN Mineração compra ações da MRS Logística e passa a deter 14,30% do capital da empresa

Segundo a empresa, a alteração da participação relevante não tem como finalidade alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da companhia

A CSN Mineração passou a deter mais de 26,7 milhões de ações ordinárias e 74,3 milhões de ações preferenciais (Foto: Adobe Stock)

A CSN Mineração concluiu a compra de ações da MRS Logística detidas anteriormente pela CSN. Segundo comunicado enviado pela empresa de operadora ferroviária à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a mineradora adquiriu 6.759.540 ações preferenciais de classe B, todas de emissão da MRS.

“Após a referida aquisição, a CSN Mineração passou a deter 26.777.723 ações ordinárias e 74.301.916 ações preferenciais, sendo 40.209.312 preferenciais de Classe A e 34.092.604 preferenciais de Classe B de emissão da MRS, representativas de 14,30% do capital social votante da companhia”, diz a MRS.

Segundo a empresa, a alteração da participação relevante não tem como finalidade alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da companhia.

Dias antes, a CSN havia anunciado, em publicação no site da CVM, ter concluído a venda de 6.759.540 ações preferenciais classe B da MRS Logística S.A. para a CSN Mineração.

Aquela operação, representando 2% do capital da MRS, gerou um total de R$ 599,9 milhões. Com a conclusão da transação, a CSN passou a ser proprietária de 25.636.431 ações ordinárias, representativas de 13,69% do capital social votante da empresa de logística e transporte, exclusivamente por meio de ações ordinárias. Isso porque nenhuma ação preferencial ficou retida pela CSN.

As ações ordinárias da empresa continuaram integradas ao Acordo de Acionistas da MRS, inicialmente firmado em 1996 e revisado em várias ocasiões, a última em 2025 após a recente operação.

A operação com a CSN Mineração foi uma forma de ajudar o grupo de Benjamin Steinbruch reforçar o caixa (de mais de R$ 13 bilhões) da siderúrgica, num momento em que o grupo tenta reduzir a sua alavancagem.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas