As vendas totais dos lojistas dos shoppings da Multiplan aumentaram 6,9% no terceiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, chegando a R$ 6 bilhões. As vendas no critério mesmas lojas (abertas há mais de 12 meses) no trimestre aumentaram 4,8% na mesma base de comparação anual. Os aluguéis nas mesmas lojas tiveram alta de 9,3%. Este resultado representa um aumento real de 3,0% no valor dos aluguéis dos lojistas, isto é, acima do IGP-DI.
A Multiplan apresentou um turnover (troca de lojistas) de 1,3% da área bruta locável, correspondendo a contratos. Segundo a empresa, o baixo turnover é impulsionado pelo sólido desempenho de vendas em toda a rede, aliado ao aumento nos níveis de ocupação e à baixa inadimplência.
A ocupação média dos shoppings teve uma leve alta de 0,1 ponto porcentual, para 96,3%. Esse é o maior nível de ocupação para um terceiro trimestre desde 2019 (antes da pandemia), sendo que seis shoppings registraram taxa superior a 98,0%. O custo de ocupação para os lojistas (medido como porcentual das vendas) cresceu 0,3 ponto porcentual, para 13,1%. A inadimplência ficou negativa em 1,9%. Isso acontece quando os pagamentos e as recuperações de valores antigos superam os novos atrasos no período.
Lucro líquido
A Multiplan teve lucro líquido de R$ 221,1 milhões no terceiro trimestre de 2025, queda de 20,9% ante o mesmo período do ano passado. O recuo está relacionado ao peso das despesas financeiras no balanço, tendo em vista o endividamento maior e os juros elevados.
Por outro lado, a empresa reportou números operacionais saudáveis, com a ampliação das receitas de locação de lojas, estacionamento, serviços e vendas de imóveis, além de manutenção das despesas sob controle. O Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 435,5 milhões, crescimento de 8,6% na mesma base de comparação anual. A margem Ebitda foi de 70,5%, baixa de 3 pontos porcentuais.
O FFO (lucro líquido excluindo depreciação, amortização e efeitos não caixa) chegou a R$ 238,3 milhões, recuo de 21,4%, enquanto a margem FFO atingiu 38,6%, corte de 17 pontos porcentuais.
A receita líquida totalizou R$ 617,5 milhões, alta de 13,3%. A receita com locação de espaços nos shoppings cresceu 7,4%, para R$ 431,4 milhões, ajudada pelo efeito do IGP-DI nos contratos de aluguel, crescimento das vendas e maior faturamento com mídia. Também contribuíram as inaugurações das áreas adicionais nos shoppings Diamond Mall e Park Shopping Barigui. A receita de estacionamentos aumentou 6,0%, chegando a R$ 84,7 milhões, com aumento das tarifas em 19 dos 20 shoppings, além de aumento de 1,4% no fluxo de veículos. A receita de serviços teve alta de 20,3%, para R$ 42,9 milhões, ajudada por maiores taxas de administração e expansão dos shoppings.
O faturamento com venda de imóveis aumentou 67,9%, para R$ 93,2 milhões, impulsionado pelas vendas de unidades no Golden Lake, pelo avanço das obras e pelas vendas de terrenos. As despesas gerais e administrativas da Multiplan somaram R$ 46,9 milhões, alta de apenas 1,3%, graças a iniciativas de corte de custos e ganhos de eficiência.
O resultado financeiro (soma de receitas e despesas com juros) gerou uma despesa líquida de R$ 162,8 milhões, montante 4,2 vezes maior do que um ano antes.
A Multiplan encerrou o trimestre com dívida líquida de R$ 4,4 bilhões, e alavancagem (dívida líquida em relação ao patrimônio líquido) de 2,26 vezes.
Expansão do BarraShopping de BH Shopping
A Multiplan Empreendimentos Imobiliários informou também expansões do BarraShopping, no Rio de Janeiro, e do BH Shopping, em Minas Gerais, com um capex (o dinheiro que uma empresa gasta para adquirir, manter ou melhorar seus ativos de longo prazo, como imóveis, equipamentos, máquinas e infraestrutura) total de R$ 65 milhões.
Segundo a companhia, o projeto no BarraShopping adicionará 4 mil m² de ABL e será dividido em duas fases, com o custo total de R$ 35 milhões e conclusão prevista no segundo semestre de 2026. A primeira fase do projeto prevê a ampliação de uma loja âncora do segmento de vestuário, que será construída sobre o atual espaço de estacionamento VIP, que será preservado e convertido em estacionamento coberto. Além disso, o shopping terá uma nova fachada.
A Multiplan também afirma que há flexibilidade para comportar uma segunda fase da expansão, com aproximadamente 2 mil m² de ABL, garantindo que ele continue preparado para capturar novas oportunidades de demanda. Em agosto, a Multiplan exerceu seu direito de primeira oferta e adquiriu uma participação adicional de 7,5% no BarraShopping.
Já o BH Shopping terá uma sexta expansão, com investimentos de R$ 30 milhões e conclusão no primeiro semestre de 2026, em resposta à forte demanda comercial do empreendimento, que encerrou o segundo trimestre com taxa de ocupação de 98,7% – a terceira mais alta do portfólio da companhia. A nova área adicionará 1,962 mil m² de ABL, representando um aumento de 4,1% sobre a área do shopping.
A expansão será viabilizada por meio da conversão de uma área de estacionamento coberta, reduzindo custos de construção, além de incluir um novo corredor, proporcionando circulação mais fluida. Estão previstas seis novas lojas satélite e a ampliação de uma loja âncora já existente.
“Essas expansões demonstram a capacidade da Multiplan de extrair valor adicional de seus ativos por meio da adaptação de áreas já existentes, transformando espaços em novas oportunidades de crescimento”, disse a companhia em comunicado arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). /Com Danielle Fonseca e Camila Vech