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Varejo

Carrefour prevê acelerar ritmo de expansão apenas em 2026

Tarifas nos EUA e inflação de alimentos impõem mais cautela em 2025, segundo grupo varejista

Ebitda ajustado consolidado do Carrefour foi de R$ 1,47 bilhão (foto: Adobe Stock)

Por causa de perspectivas consideradas “desafiadoras para qualquer país” em 2025, o grupo Carrefour só pretende acelerar o ritmo de expansão de lojas no Brasil a partir de 2026, afirmou o CEO da companhia no Brasil, Stephane Maquaire. Neste ano, a empresa abriu uma nova loja Atacadão no Estado do Rio de Janeiro e um novo atacado de distribuição no Estado de São Paulo entre o início de janeiro e final de março.

“É um contexto muito confuso, com o que está acontecendo nos Estados Unidos, tem reflexos diferentes em cada país. Temos ainda um contexto de inflação alimentar nos próximos meses”, afirmou Maquaire ao apresentar, na noite de terça-feira, 7, os resultados da companhia no primeiro trimestre deste ano. No período, o Carrefour registrou lucro líquido ajustado controlador de R$ 282 milhões, resultado 5,5 vezes maior (446,6%) que os R$ 52 milhões reportados em igual período de 2024.

De acordo com o executivo, as incertezas devem permanecer até o fim de 2025. “Acho que vai ficar mais ou menos nessa linha para o ano todo, só então teremos uma visibilidade completa [dos impactos] das tarifas do Trump. Não é culpa do Brasil”, disse. Apesar das incertezas previstas para os próximos meses, Maquaire vê um cenário melhor para 2026, especialmente após a empresa completar o processo de deslistagem da B3 – em abril, o Carrefour Brasil fechou seu capital e passou a ser uma subsidiária integral da matriz francesa.

“Ter uma empresa de capital aberto lá na França e uma empresa de capital aberto aqui no Brasil é uma complexidade, temos que reconhecer. [O fechamento de capital vai simplificar muito investir mais no País. Nós acreditamos na possibilidade de o Atacadão crescer muito mais e o global quer aproveitar isso simplificando nossa organização”, afirmou o executivo, que evitou fazer uma previsão de quantas lojas o grupo pretende abrir no próximo ano.

Resultados

O Grupo Carrefour Brasil mostrou lucro líquido ajustado controlador de R$ 282 milhões no primeiro trimestre deste ano, o resultado é 5,5 vezes maior (446,6%) que os R$ 52 milhões reportados em igual período de 2024.

O Ebitda ajustado consolidado do Carrefour foi de R$ 1,47 bilhão, alta de 3,7% na comparação anual. Enquanto isso, a margem Ebitda ajustada foi de 5,6%, praticamente estável frente aos 5,7% registrados em 2024. A receita líquida, por sua vez, totalizou R$ 26,1 bilhões, representando um crescimento de 5,1% sobre o mesmo trimestre de 2024.

Para o diretor Financeiro (CFO) do Carrefour, Eric Alencar, o resultado reflete a gestão mais eficiente de custos, disciplina de capital e desempenho sólido do Atacadão, principal motor da operação.

O braço de atacarejo da companhia (Atacadão) respondeu por 72% das vendas totais e manteve sua trajetória de expansão, com vendas brutas de R$ 20,7 bilhões, alta anual de 7,3%.

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