A construtora e incorporadora Tenda registrou um Valor Geral de Vendas (VGV) consolidado de R$ 920,9 milhões em lançamentos no primeiro trimestre de 2025, informou a companhia, com base nas prévias operacionais divulgadas na noite desta terça-feira,12. O resultado é 36,3% maior, comparado com igual intervalo de 2024.
O VGV de Tenda somou R$ 818,5 milhões, alta anual de 21,2%. Já a Alea totalizou R$ 102,4 milhões em VGV. No primeiro trimestre de 2025 foi lançado o primeiro Alea 100% Premium.
Foram lançados no período 13 empreendimentos (10 da Tenda e 3 da Alea), com preço médio por unidade de R$ 225,3 mil, no caso da Tenda, e de R$ 250,3 da Alea. No primeiro trimestre de 2024, foram lançados 9 empreendimentos no total, ao preço médio de R$ 219,8 mil.
Entre janeiro e março deste ano, as vendas líquidas consolidadas foram de R$ 1,088 bilhão, aumento de 12,7% em relação ao primeiro trimestre de 2024, com velocidade sobre a oferta (VSO líquida) de 25,8%, ante 30,4% um ano antes. As vendas líquidas de Tenda foram de R$ 988,4 milhões, aumento de 11,8%, e da Alea, de R$ 99,9 milhões, alta de 23,5%.
Foram realizados 125,1 distratos neste primeiro trimestre de 2025 contra 11,5 ante o mesmo período de 2024, que representaram 10,7% das vendas brutas.
Com foco no Minha Casa Minha Vida, a Tenda reportou lucro líquido consolidado de R$ 21,3 milhões no quarto trimestre de 2024. O resultado representou uma reversão frente ao prejuízo de R$ 19,6 milhões no mesmo trimestre de 2023 — período em que a companhia ainda sofria com estouros de orçamentos de obras provocados durante a pandemia.
A melhora no resultado ao longo de 2024 veio com o aumento das vendas e dos preços dos imóveis. Esse movimento contribuiu para ampliar a receita e diluir custos, com melhora das margens.