Quase quatro anos depois, o grupo Carrefour Brasil, enfim, praticamente encerrou a fusão com a rede de hipermercados BIG — a compra da marca varejista por R$ 7,5 bilhões foi anunciada pelo grupo francês em março de 2021 e a transação foi concluída em junho de 2022. Ao fim de 2024, a companhia saiu com uma rede de lojas menor: 212 lojas foram fechadas no último ano, e não há previsão de expansão acentuada para 2025, por causa do atual cenário econômico brasileiro.
“Com a Selic indo para 15% ou talvez um pouco mais neste ano, a prioridade é cuidar do nosso caixa e da nossa alavancagem, então vamos segurar um pouco e abrir menos lojas que no ano passado para o formato Atacadão e Sam’s Club. É o momento de esperar um pouco”, afirmou Stéphane Maquaire, CEO do Carrefour Brasil, ao anunciar os resultados financeiros consolidados de 2024 e do quarto trimestre do ano passado.
Número de lojas | Dez. 23 | Aberturas | Fechamentos | Dez. 24 |
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Atacadão | 361 | 19 | 1 | 379 |
Atacado de entrega | 33 | 33 | ||
Sam’s Club | 51 | 7 | 58 | |
Hipermercados | 143 | 31 | 112 | |
Supermercados | 207 | 127 | 80 | |
Lojas de conveniência | 174 | 2 | 33 | 143 |
Drogarias | 119 | 20 | 99 | |
Postos de combustível | 100 | 5 | 2 | 103 |
Grupo | 1.188 | 33 | 214 | 1.007 |
A redução no número de lojas não impactou negativamente o balanço da empresa — o Carrefour Brasil registrou lucro líquido ajustado controlador de R$ 2,382 bilhões no último ano fiscal, alta de 517,3% em relação a 2023, quando o lucro líquido controlador registrado foi de R$ 386 milhões.
O resultado, no entanto, tem mais a ver com menores despesas financeiras, taxas mais baixas de empréstimos intercompany e eficiência tributária, como explicou o diretor vice-presidente de Finanças (CFO) do grupo, Eric Alencar. As receitas totais de 2024, por outro lado, foram de R$ 115,6 bilhões (crescimento de 5,3%) e basicamente acompanharam o IPCA do ano passado, que foi de 4,84%.
Com a expansão da rede de lojas deixada de lado, o Carrefour Brasil vê dois caminhos para seguir crescendo em 2025: manter a eficiência operacional registrada no ano passado e oferecer novos serviços para atrair mais clientes para suas lojas, especialmente as da rede Atacadão, que representam mais de 70% das vendas do grupo.
“No ano passado acrescentamos serviços de padaria, açougue e frios fatiados em 157 lojas do Atacadão. Temos espaço para ter mais lojas com esses serviços (no total, o grupo conta com 379 unidades da bandeira de atacarejo) e vamos expandir em 2025. Isso é uma boa oportunidade para crescer em clientes, em volumes, e no ticket médio nas lojas já que temos. E por outro lado, temos oportunidades para continuar crescendo, abrindo lojas orgânicas ou convertendo algumas lojas que já temos de outros formatos (em unidades do Atacadão ou do Sam’s Club, as bandeiras que apresentaram maior crescimento no ano passado)”, avalia Maquaire.
Resultados 4T24
O Carrefour Brasil registrou lucro líquido ajustado controlador de R$ 1,77 bilhão no quarto trimestre de 2024, alta de 240% em relação ao reportado um ano antes, de R$ 520 milhões.
Nos últimos três meses do ano passado, o Ebitda ajustado ficou em R$ 1,917 bilhão, crescimento anual de 2,2%. O Ebitda ajustado em todo o ano de 2024 foi de R$ 6,5 bilhões, alta de 13,4%. A receita líquida consolidada, por sua vez, foi de R$ 29,654 bilhões, alta de 5,7% em relação ao quarto trimestre de 2023.
“O resultado demonstrou a habilidade do Grupo Carrefour em continuar a crescer receita ao mesmo tempo em que expande rentabilidade, focando na disciplina de custos, ganhos de eficiência e condições competitivas”, disse o CEO da companhia, Stephane Maquaire.