A Gol informou que protocolará junto ao U.S. Bankruptcy Court (tribunal) um plano inicial de reestruturação no âmbito do procedimento de Chapter 11. Esse passo “significativo”, segundo a Gol, segue o Acordo de Apoio ao Plano de Reestruturação (PSA) anunciado em 6 de novembro, celebrado entre a Gol, a Abra Group Limited, afiliadas e o comitê de credores quirografários.
“O protocolo representa um marco importante rumo à conclusão bem-sucedida da reestruturação financeira e operacional da Gol, implementando um aporte significativo de novo capital para fortalecer as operações da companhia”, afirma a empresa, em comunicado ao mercado.
Além disso, a companhia aérea também protocolará junto ao tribunal, uma declaração de divulgação (disclosure statement) que resume o plano, incluindo informações sobre o tratamento dos diversos grupos de credores no âmbito do procedimento de Chapter 11. O principal objetivo da declaração de divulgação é permitir que os credores habilitados a votar no plano tomem uma decisão informada sobre aceitá-lo ou rejeitá-lo.
A Gol informou, ainda, que buscará a aprovação da declaração de divulgação e o início do processo de votação do plano em audiência atualmente agendada para 15 de janeiro de 2025. O aviso da audiência, que poderá ser adiada, será disponibilizado no site da Kroll Restructuring Administration LLC, agente de administração de créditos da Gol.
Caso a declaração de divulgação seja aprovada pelo tribunal, a Gol dará início ao processo de coleta de votos, por meio da Kroll, buscando obter votos suficientes para a confirmação do plano.
Após o aval do tribunal, os procedimentos para votação, bem como as datas e informações relevantes, serão disponibilizados no site da Kroll e divulgados ao mercado em conformidade com a legislação aplicável. “O protocolo do plano e da respectiva declaração de divulgação permite a Gol manter o cronograma de saída do procedimento de Chapter 11”, destaca a companhia aérea.