Sem divulgar projeções, o Grupo Carrefour acredita que terá um crescimento de vendas “bastante forte” durante a Black Friday deste ano, como resultado de estratégias implementadas ao longo dos últimos três trimestres, como a oferta de benefícios por meio do Banco Carrefour, a expansão do Sam’s Club e de uma política de preços mais agressiva no varejo, representada pela bandeira Carrefour.
“Conseguimos ter uma Black Friday do ano passado um ito forte, inclusive no e-commerce, e queremos repetir os resultados. Tudo o que colocamos desde o início do ano ajuda a reforçar a dinâmica das vendas e vamos aproveitar esses momentos. Nos preparamos para ter outro bom resultado”, afirmou Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
Além disso, Maquaire destaca que o último trimestre do ano é o mais positivo para o varejo e que a tendência registrada nos últimos meses é de vendas em alta no setor. “As vendas de outubro vêm bastante positivas, o digital também está crescendo muito, todos os meses. Então, tudo indica que o quadro vai ser bastante forte”, afirmou o executivo francês.
Embora não tenha revelado exatamente quais as expectativas de crescimento do Carrefour para a Black Friday deste ano, Maquaire acredita que deva ficar em linha com algumas projeções, que estimam aumento de cerca de 10% nas vendas. “Não damos números de crescimento para esse momento, mas não me parece fora do que podemos sentir do mercado esses 10%”, avaliou o executivo francês.
De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a Black Friday tem potencial para movimentar cerca de R$ 8 bilhões em 2024, crescimento de pouco mais de 10% em relação às vendas registradas durante o mesmo período do ano passado.
Resultados 3ºtri2024
O Carrefour registrou lucro líquido do controlador de R$ 412 milhões no terceiro trimestre deste ano, praticamente o dobro (alta de 94,6%) do que o reportado no mesmo período de 2023. Já o lucro líquido dos controladores foi de R$ 221 milhões entre julho e setembro deste ano, alta de 67,4% ante o mesmo período do ano passado.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado do período foi de R$ 1,5 bilhão no trimestre passado, alta anual de 5%, com margem Ebitda de 5,7%.
A receita total do Grupo Carrefour foi de R$ 28,369 bilhões, alta de 5,1% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.