A Suzano informou no domingo, 21, iniciou a operação da nova fábrica de produção de celulose de Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul, denominada Projeto Cerrado, com capacidade de produção anual de 2,55 milhões de toneladas de celulose branqueada de eucalipto. A companhia tinha anunciado em junho que o início da operação seria em meados de julho.
As estimativas sobre o volume de produção da nova planta já divulgadas estão mantidas: 900 mil toneladas em 2024 e atingindo 2,0 milhões de toneladas ao final de 12 meses de operação a contar de hoje. A companhia estima um prazo de aproximadamente 9 meses para conclusão da curva de aprendizado.
“A Suzano, seus fornecedores e demais parceiros do Projeto Cerrado trabalharão juntos na fase de rampup iniciada, visando executá-la de forma adequada e conforme planejado”, diz a companhia em fato relevante.
EUA
Na semana passada, a Suzano assinou, por meio de uma subsidiária, acordo com Pactiv Evergreen Inc. e suas afiliadas para aquisição da totalidade dos ativos que compõem as plantas integradas de fabricação de papelcartão revestido e não revestido. O preço de aquisição é de US$ 110 milhões a ser pago em dinheiro, à vista, no fechamento da operação.
As plantas estão localizadas nas cidades de Pine Bluff (Arkansas) e e Waynesville (North Carolina), ambas nos Estados Unidos, com capacidade total integrada de aproximadamente 420 mil toneladas métricas por ano de papelcartão.
A conclusão da operação, segundo a Suzano, está sujeita à verificação de condições precedentes, incluindo a aprovação por autoridade concorrencial estrangeira.