No comando das operações de varejo do Carrefour e do Sam’s Club há cerca de cinco meses, José Rafael Vasquez está à vontade no cargo. O executivo tem mais de 30 anos de experiência no varejo, incluindo passagens anteriores pela empresa: ele foi trainee no Grupo Carrefour nos anos 1990 e líder do Sam’s Club por quatro anos, quando a bandeira no Brasil ainda pertencia ao grupo Walmart.
Na nova etapa, Zé Vasquez, como é mais conhecido, tem se mostrado animado com os resultados do Sam’s Club. “É um dos formatos mais promissores do grupo”, afirmou o CEO do Varejo Carrefour e do Sam’s Club em entrevista ao Estadão RI. Tanto é assim que o executivo prevê que o clube de compras deve dobrar de tamanho nos próximos cinco anos. “A gente entende que o Brasil tem capacidade de algo entre 80 e 100 unidades (do Sam’s)”, disse Vasquez.
De fato, o clube de compras foi a unidade do Grupo Carrefour que mais registrou expansão nas vendas no primeiro trimestre de 2024. O faturamento do Sam’s atingiu R$ 1,6 bilhão, um crescimento de 21,5% em relação a igual período do ano passado, entre janeiro e março deste ano. Já as vendas do Atacadão cresceram 6,6%, enquanto as vendas do Carrefour caíram 10,7%. A seguir o executivo conta um pouco mais sobre a estratégia do Sam’s Club no Brasi.
Grandes empresas, grandes negócios
A participação do Sam’s Club no faturamento total do Grupo Carrefour vem crescendo desde que o clube de compras foi integrado à companhia, em 2022. Naquele ano, o clube respondeu por 3,24% do faturamento; já em no primeiro trimestre de 2024 a participação chegou a 6% da receita. Vasquez. Segundo Vasquez, isso não torna o Sam’s menos importante na estratégia do grupo. “Internamente, para o Carrefour Brasil, nós representamos uma parte pequena. Mas temos um faturamento de que deve chegar a R$ 8 bilhões neste ano. Está longe de ser um negócio pequeno”, avaliou.
Pulo em Miami
Desde que chegou ao Brasil, é preciso pagar uma assinatura anual para se tornar sócio do clube de compras, que hoje é de R$ 75. A taxa não tem atrapalhado o crescimento, pelo contrário. Em dezembro de 2022, o Sam’s Club tinha 682 mil associados, número que saltou para cerca de 3 milhões em maio deste ano. Para Vasquez, uma das explicações é que os clientes têm acesso a produtos exclusivos. “Eu diria que a diferenciação (dos nossos produtos) importados e de marca própria são o alicerce do Sam’s no Brasil”, afirmou. “Ir ao Sam’s faz você se sentir dando um pulinho em Miami e fazendo aquelas compras que a gente gosta de fazer quando vai na Disney”, brincou Vasquez.
Pós-Carrefour
Além dos mix de produtos, o executivo destacou a mudança de estratégia desde que o Sam’s Club passou a fazer parte do Grupo Carrefour. “A aquisição de sócios de maneira digital foi a principal novidade. O trabalho liderado por duas executivas aqui, que são a Claudia (Claudia Vilhena, diretora sênior de Membership e CRM do Sam’s) e a Ana Laura (Ana Laura Tambasco, diretora executiva de Marcas Próprias), é sem precedentes. Eu acho que isso foi muito mais bem conduzido do que em outras gestões. Isso fez com que aumentasse a base de sócios e o crescimento na receita”, ressaltou.
Crescimento…
Os resultados recentes levaram o Grupo Carrefour a apostar na expansão do negócio. “Nós temos 53 unidades, duas que foram abertas recentemente. Incluindo essas duas unidades, devemos abrir entre sete e nove lojas em 2024, o que é um bom número”, avaliou Vasquez. Para os próximos cinco anos, as expectativas são altas. “Sob a perspectiva que nós temos hoje, a gente fala que quase vai dobrar de tamanho.”
…limitado
Embora as projeções sejam otimistas, Vasquez afirma que a expansão do Sam’s Club tem um teto, até por causa do modelo de negócios. “A gente entende que o Brasil tem capacidade de algo entre 80 e 100 unidades. Não dá muito mais que isso. O Brasil tem, tanto pela questão de renda quanto pela questão da população, tem uma disponibilidade de mercado para ser capturado.”