Menu

Seguradoras e Corretoras

Tokio Marine aumenta apetite a risco para crescer no segmento PJ

Empresa aposta em seguro garantia para fazer com que clientes adquiram outros serviços

“Somos uma seguradora com apetite de risco”, afirma Felipe Smith, diretor executivo de Produtos Pessoa Jurídica da Tokio Marine.

Nesta quarta-feira, 26, a seguradora Tokio Marine anunciou seu plano de expansão para do seguro garantia. A empresa quer capturar a oportunidade aberta com a nova Lei de Licitações, sancionada em dezembro de 2023, que eleva para 30% o valor que pode ser segurado em uma obra pública — mas também traz novos desafios para a companhia. “Somos uma seguradora com apetite de risco”, afirma Felipe Smith, diretor executivo de Produtos Pessoa Jurídica da Tokio Marine.

Isso significa que a companhia está disposta a emitir seguros para obras orçadas acima dos R$ 200 milhões. Usando esse número como exemplo, um segurado pagaria algo em torno de 10% para segurar 30% do valor total da obra (R$ 66,6 milhões). “Caso a construtora que ganhou uma licitação tenha um problema no caminho, estimamos que esses 30% seriam suficientes para terminar a obra”, afirma Smith.

Hoje, no Brasil, há mais de 8,6 mil obras paradas — número que representa 41% dos 21 mil contratos relacionados a projetos financiados com recursos federais por meio do orçamento geral do País, de acordo com dados de 2023 consolidados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Bancar seguros com prêmios tão altos tem dois objetivos. O primeiro é aumentar a participação da Tokio Marine no segmento e fazer com que a empresa, que hoje é a é a oitava maior em seguro garantia, fique entre as três principais do setor até 2026. Com isso, a Tokio também pretende impulsionar o crescimento de produtos relacionados a obras, como seguros contra enchentes e incêndios, de vida, entre outros, para pessoas jurídicas. “O seguro garantia vai ajudar a puxar os outros produtos”, acredita Smith.

Expertise

Para atender às novas exigências da Lei de Licitações e aumentar a participação a empresa no seguro garantia, a Tokio Marine vem fazendo alterações desde 2016 em sua equipe de técnicos, advogados, entre outros profissionais envolvidos com o esse tipo de produto. “Entendemos que é essencial a oferta de um produto garantia robusto e consolidado, preparado para atender a essa demanda”, ressalta.

“Nós oferecemos serviços personalizados que atendem às necessidades dos nossos clientes não apenas no que tange à nova Lei de Licitações, como também na garantia para obras privadas. Com isso, aumentamos o tamanho de nossa equipe com a contratação de mais 16 especialistas, sendo 7 deles para a área técnica, 9 para área comercial, 3 focados na Diretoria Comercial Corporate e 6 colaboradores para a área de Estratégia de Negócios focados do atendimento do Canal Varejo Brasil”, explica Smith.

“Nós acreditamos na função econômica e social dessa nova Lei para o desenvolvimento do país e estamos plenamente preparados para colaborar com sua execução não apenas em obras públicas, como também na iniciativa privada”, finaliza o diretor de Produtos Pessoa Jurídica da Tokio Marine.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas