Menu

Seguradoras e Corretoras

Tokio Marine aposta em diversificação para crescer em 2024

Empresa registrou lucro recorde de R$ 1,4 bilhão em 2023

Atualmente, cerca de 60% do faturamento da empresa vem dos seguros automotivos. (foto: divulgação)

O ano de 2023 é visto como especial para a Tokio Marine Brasil. A empresa teve no ano passado seu melhor resultado em 64 anos de atuação no País e registrou lucro de R$ 1,4 bilhão. A seguradora ainda teve crescimento de 14,7%, enquanto o mercado em que atua (excluindo previdência, capitalização e saúde) cresceu 8,9%.

Para Daniel Dibe, diretor executivo de Finanças e Administração da Tokio Marine, uma das explicações para o bom momento é a diversificação. “Uma das vantagens da Tokio Marine é que ela é uma companhia multiprodutos. E, por causa dessa diversidade, temos oportunidades de crescimento em diversos nichos de negócios”, afirma.

Atualmente, cerca de 60% do faturamento da empresa vem dos seguros automotivos. A carteira de seguridade para pessoas jurídicas, por sua vez, já representa aproximadamente 30% das vendas da seguradora – os seguros de vida e a chamada “personal lines” (seguros residenciais, de condomínio, etc.) contribuíram 5% cada um para o resultado da companhia.

“O nosso carro-chefe, sem nenhum trocadilho, é o automóvel. Em 2023, crescemos cerca de 15%, enquanto o mercado de automóveis cresceu aí na casa de 10% a 12%. Chegamos à marca 2,7 milhões de veículos segurados. Queremos continuar crescendo nesse segmento, claro. Mas o que a gente persegue é crescer mais nas outras linhas de negócio e favorecer a diversificação”, explica Dibe.

Normalidade

Na avaliação de Dibe, a estabilidade vai ajudar a empresa a aumentar a carteira de segurados em setores além do automotivo. “Em 2022 a gente ainda teve um resquício (da pandemia) no primeiro trimestre. Já o ano de 2023 foi um ano cheio, teve uma normalidade. Isso ajudou bastante o setor de seguros como um todo. A taxa de juros também começou a diminuir aos poucos, o desemprego também reduziu. Isso favorece o consumo como um todo, e o seguro está nessa cadeia.”

Um exemplo, avalia Dibe, são os seguros residencial e de condomínios. “A gente cresceu 21% no ano passado no residencial e 56% no (segmento) de condomínios”, comenta o executivo.

Segundo o diretor da Tokio Marine, um dos motivos que explicam esse crescimento são os serviços associados, que cada vez mais são oferecidos pelas seguradoras. “O cliente não aciona a gente só no caso de um sinistro. Ele tem a assistência, que é um chaveiro quando ele tem um problema com a fechadura, um encanador quando tem um vazamento na torneira do banheiro, e assim por diante”, diz. “O seguro vem para ajudar a pessoa a ter essa proteção e essa assistência para esses momentos”, acrescenta.

Para 2024, o executivo diz que, com a diversificação, a Tokio Marine pretende crescer pelo menos 10%. ‘Estamos trabalhando juntamente aos corretores na conscientização de que o seguro é importante para a vida em várias situações”, afirma o diretor da Tokio Marine. “As pessoas estão dando mais valor a esse tipo de assistência. Isso faz a gente ganhar market share.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas