Menu

Mineração

Vale adota novo padrão de relatório de sustentabilidade

Primeiro relatório seguindo padrão internacional será publicado em 2025

Fachada do edifício da Vale, no Rio (foto: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo)

A Vale anunciou nesta quarta-feira, 28, sua decisão de adotar voluntariamente o padrão internacional estabelecido pelo International Sustainability Standards Board (ISSB) para a elaboração e divulgação de relatórios de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade. A empresa prevê a publicação do primeiro relatório seguindo este novo padrão em 2025.

Desde 2020, a Vale tem divulgado seus dados conforme as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Esta iniciativa coloca a empresa à frente, antecipando-se em dois anos à exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para as companhias abertas no Brasil.

Em outubro do ano passado, o Brasil se destacou ao se tornar o primeiro país a adotar oficialmente as normas globais de reporte de dados ESG (Environmental, Social, and Governance – Meio Ambiente, Social e Governança), após a edição de uma resolução pela instituição que valida as normas do International Financial Reporting Standards (IFRS).

O ISSB, criado pela IFRS Foundation durante a COP 26 em 2021, cria padrões globais para o reporte de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade, incluindo aspectos de mudanças climáticas, para empresas e fundos de investimento, obrigando as empresas de capital aberto, listadas na B3, a publicar, a partir de 2026, relatório especial com informações financeiras relacionadas à sustentabilidade.

Na ocasião, a atitude foi elogiada por analistas e ativistas ligados ao ESG, considerando que a regra criará parâmetros de comparabilidade entre as empresas no setor, ajudando investidores a tomar decisões alinhadas a critérios sustentáveis a partir da divulgação, de forma mais transparente, de oportunidades e riscos relacionados aos negócios de cada empresa. A medida está inserida no plano de transformação ecológica, como é chamado oficialmente a agenda verde do governo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas