Menu

Varejo

Varejistas devem reportar primeiro trimestre fraco

Projeção da XP cita desafios como cenário econômico e mudanças fiscais

Crescimento dos players de alta renda do varejo deve desacelerar (foto: Adobe Stock)

A XP Investimentos projeta um trimestre desafiador para o varejo brasileiro, em meio a um cenário macroeconômico complexo, sazonalidade fraca e mudanças fiscais.

Em relatório assinado por Laryssa Sumer, Gustavo Senday e Danniela Eiger, a corretora avalia que Assaí, C&A e SmartFit devem se destacar nesta temporada, enquanto Petz, Arezzo e Vivara podem apresentar resultados menos favoráveis, de acordo com pesquisas da casa.

O cenário macroeconômico permanece como um desafio para o setor, com ajustes tributários impactando o crescimento da receita e a rentabilidade das empresas. A aceleração da inflação alimentar deve beneficiar o varejo alimentar, enquanto o e-commerce continua enfrentando desafios de crescimento de receita, especialmente para bens duráveis.

A previsão é de que o crescimento dos players de alta renda desacelere, enquanto as empresas de baixa/média renda devem ver uma melhora nas vendas mesmas lojas e nas margens, impulsionadas pelo ganho de volume e pela expansão de margens com alavancagem operacional.

No segmento de consumo discricionário, as empresas de alta renda devem enfrentar uma desaceleração no crescimento, enquanto as de média/baixa renda devem apresentar tendências mais favoráveis, especialmente nas vendas mesmas lojas (SSS) e com níveis mais estáveis de inadimplência.

No e-commerce, a demanda por bens duráveis ainda é afetada pelo cenário macroeconômico, enquanto a crescente inflação alimentar deve impulsionar os resultados das varejistas de alimentos.

Por outro lado, espera-se que o varejo farmacêutico reporte resultados sólidos devido ao seu perfil defensivo e à alta demanda por produtos relacionados à epidemia de dengue e à covid-19, que aumentaram ao longo dos últimos meses. A expectativa é de que as lojas maduras do segmento superem a inflação em todas as companhias.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas