Menu

Varejo

Assaí vai reduzir expansão e priorizar geração de caixa em 2024

Estratégia é reduzir a alavancagem acumulada pela aquisição dos hipermercados da rede Extra

Assaí completa 50 anos de atividade em 2024 (foto: Adobe Stock)

Depois de dois anos de crescimento acelerado, o Assaí Atacadista vai reduzir seu ritmo de expansão. Entre 2022 e 2023, a empresa converteu 64 dos 66 hipermercados da rede Extra – comprados por R$ 5,2 bilhões do Grupo Pão de Açúcar (GPA), em 2021 – em pontos de atacarejo e encerrou o ano passado com 288 unidades. Já para 2024, a perspectiva é mais moderada: em seu balanço de resultados, divulgado na noite desta quinta-feira, 21, a empresa sinaliza que vai inaugurar 15 lojas.

“A companhia cresceu 60% nos últimos dois anos. É um crescimento considerável, mas para isso também foi necessário um investimento considerável, tanto do ponto de vista de aquisição das unidades quanto do custo de transformação desses pontos. Acumulamos uma massa de dívida para executar esse projeto”, comenta Belmiro Gomes, diretor-presidente do Assaí, sobre o ritmo menor de expansão.

O custo da expansão fez com que o índice de alavancagem do Assaí, representado pela relação dívida líquida incluindo saldos de recebíveis descontados e parcela
remanescente da aquisição dos pontos comerciais de hipermercado/EBITDA Ajustado Pré, subisse rapidamente nos últimos anos.

Para reduzir o endividamento, o Assaí aposta na geração de caixa. Gomes destaca que, no quarto trimestre de 2023, a empresa faturou R$ 4,6 bilhões, o que ajudou a reduzir o índice de alavancamento para 3,8x. Nos últimos três meses de 2022, o índice ficou em 4,4x.

“No primeiro trimestre, agora em janeiro, a gente terminou de pagar o GPA. Então, daqui para frente, a companhia entra em uma rota de desalavancagem. Vamos reduzir a quantidade de inaugurações e usar a geração de caixa para reduzir a dívida. Pretendemos terminar o ano com o índice de alavancagem em 3,5x”, explica Gomes. “E aí a gente volta para a expansão orgânica. Apenas 15 lojas serão feitas esse ano.”

Segundo Gomes, são boas as perspectivas em 2024 para a geração de caixa. “Também fizemos investimentos para busca maior volume de vendas. E a gente também observou em dezembro, principalmente, o ambiente de consumo um pouco melhor do que a gente viu ao longo do ano passado. Tem uma expectativa para 2024 mais positiva do que a gente viu agora em 2023”, afirma o diretor-presidente do Assaí.

O executivo destaca também como ponto positivo de geração de caixa o faturamento dos hipermercados Extra convertidos em Assaí. Nas 47 lojas convertidas em 2022 e que possuem, em média, mais de 12 meses de operação, a venda média mensal por loja ficou em cerca de R$ 28 milhões.

“O resultado é decorrente, principalmente, da localização excepcional, em regiões centrais mais próximas do público B2B e de estratos sociais de renda mais elevada, com grande adensamento populacional e forte barreira imobiliária”, informou a companhia.

Novo logotipo Assaí Atacadista (imagem: divulgação)

O novo logotipo do Assaí Atacadista (imagem: divulgação)

50 anos

Para marcar o início das comemorações de 50 anos de história da marca, o Assaí apresentou em fevereiro seu novo logotipo, que reflete o posicionamento adotado no início de 2023: “Para todos, de Sol a Sol”. A mensagem faz uma homenagem à origem do atacadista: o nome Assaí tem origem na palavra japonesa “asahi”, que significa “sol da manhã”.

A companhia também planeja, para o segundo semestre, promoções ainda mais agressivas para celebrar suas cinco décadas. “Dentro das comemorações de 50 anos do Assaí, a nossa promoção de aniversário vai ser reforçada para celebrar. É uma coisa muito especial”, promete Gomes.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas