A Marisa Lojas divulgou nesta segunda-feira, 18, uma prévia de seus resultados financeiros e operacionais referentes ao quarto trimestre de 2023, preliminares e não auditados.
As vendas mesmas lojas caíram 28% no resultado consolidado e recuou 25% no varejo físico em relação ao quarto trimestre de 2022.
A receita líquida do varejo recuou 41,5%, para R$ 409 milhões, e o lucro bruto no varejo totalizou R$ 218,1 milhões, 39,8% menos que um ano antes.
A margem bruta do varejo ficou em 53,3%, 1,4 p.p. acima de do mesmo período de 2022 com aceleração de giro de estoque em 51,7%.
As despesas SG&A do varejo (pró-forma) recuaram 27,6%, impulsionadas pelo plano de eficiência operacional executado ao longo de 2023.
O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do Varejo pro-forma foi negativo em R$ 34,8 milhões (excluindo os efeitos extraordinários de despesas com a restruturação), ante resultado positivo de R$ 24 milhões um ano antes.
A Marisa informou ainda que houve otimização da performance do Omnicanal, por melhoria nos processos de operações do digital com aumento da participação do Ship From Store em 70 lojas, além da retomada do marketplace no canal digital.
Além disso, a empresa registrou ganhos de eficiência operacional no canal digital. O Ebitda recorrente ficou próximo ao break even no período, em R$ 1,7 milhão. No ano de 2023, alcançou R$ 2,2 milhões.
Segundo a companhia, os números não incluem os resultados da Mpagamentos que passa a ser reportada como “operação descontinuada” devido à parceria firmada com a Credsystem em novembro de 2023.
Com isso, houve aceleração da participação do cartão Marisa PL como meio de pagamento. A emissão de novos cartões no período de novembro de 2023 a fevereiro desse ano somou 223.559, ante 130.271 no período de novembro de 2022 a fevereiro de 2023.
A dívida líquida da Marisa ao final de 2023 somava R$ 67,8 milhões, um recuo de 31,5% em relação ao final de 2022.