O Grupo Pão de Açúcar (GPA) comunicou ontem que foi aprovado, em reunião do conselho de administração, o preço por ação de R$ 3,20 na oferta pública de distribuição primária, o aumento do capital social e sua homologação, com a emissão de 220.000.000 novas ações, totalizando R$ 704 milhões. A informação foi antecipada pelo Broadcast.
Com isso, o novo capital social do GPA passará a ser de R$ 2.511.167.455,83, dividido em 490.139.069 ações ordinárias. Esses papéis passarão a ser negociadas na B3 na próxima sexta-feira (15), sendo que a liquidação física e financeira das ações ocorrerá no dia 18 de março.
Segundo o fato relevante, a quantidade de ações foi acrescida em 57,1% do total inicialmente ofertado, ou seja, em 80.000.000 ações. A emissão foi realizada com exclusão do direito de preferência dos atuais acionistas, mas foi concedido o direito de prioridade.
De acordo com a companhia, não foi admitida a negociação ou cessão, total ou parcial, dos direitos de prioridade a quaisquer terceiros, incluindo entre os próprios acionistas. E os acionistas que participaram exclusivamente da oferta prioritária não participaram do procedimento de bookbuilding e, portanto, não participaram do processo de determinação do preço por ação.
4º trimestre de 2023
O GPA apresentou um prejuízo líquido consolidado aos controladores de R$ 87 milhões no quarto trimestre de 2023, uma queda de 67,9% em relação ao mesmo período de 2022. Se consideradas apenas as “operações descontinuadas”, o saldo ficou negativo em R$ 216 milhões, uma melhora de 74% em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com o GPA, o desempenho pode ser explicado devido à melhora do Ebitda ajustado e de outras receitas e despesas operacionais. No período, a receita líquida foi de R$ 5,25 bilhões, uma elevação de 7,2% ante o mesmo intervalo de 2022.
Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado consolidado ficou em R$ 404 milhões, alta de 70,7% na base anual.
No Brasil, maior operação da companhia, o Ebtida ajustado do GPA subiu 38,8% ante o mesmo período de 2022, para R$ 404 milhões. A margem Ebitda ajustada consolidada, que mostra a eficiência operacional, porém, subiu 2,9 pontos porcentuais (p.p.) na comparação anual, para 7,7% no último trimestre de 2023, enquanto no Brasil a alta é de 1,8 pp, a 7,7%.