Menu

Mineração

Vale divulga comunicado sobre renúncia de conselheiro

Conselheiro disse que sucessão de CEO está sendo manipulada

Conselho reforçou compromisso com a construção da ‘Vale do Futuro’ (foto: Adobe Stock) 

A Vale divulgou nesta quarta-feira, 13, comunicado sobre a renúncia do membro do conselho de administração José Luciano Duarte Penido, divulgada ontem.

A mineradora afirma que a atuação do conselho “está rigorosamente em conformidade com o estatuto social” no processo de definição do presidente da Vale e, também, com o “regimento interno e políticas corporativas”.

A Vale disse ainda que seu conselho de administração seguirá “desempenhando as ações previstas nos processos de governança” e “executando sua missão de forma diligente”.

O posicionamento da Vale faz referência a notícias que saíram na imprensa, reproduzindo a carta de renúncia de Penido.

Segundo o conteúdo ao qual o Broadcast teve acesso, o conselheiro diz que o processo sucessório do comando da Vale “vem sendo conduzido de forma manipulada, não atende ao melhor interesse da empresa, e sofre evidente e nefasta influência política”.

Sucessão

O Conselho de Administração da Vale afirmou na sexta-feira passada (8) que, em comum acordo com o presidente Eduardo Bartolomeo, definiu pela extensão do atual mandato de Bartolomeo até 31 de dezembro de 2024, bem como pela abertura do processo de sucessão. A informação foi antecipada mais cedo pelo Broadcast.

Definiu-se também que Eduardo Bartolomeo apoiará a transição para a nova liderança no início de 2025 e que atuará como advisor da empresa até 31 de dezembro de 2025.

“Agradecemos imensamente o empenho e a dedicação do Eduardo nos últimos cinco anos e trabalharemos juntos até o final de seu mandato. Seguiremos conduzindo o processo sucessório de forma diligente e cumprindo com rigor as políticas internas da companhia”, afirmou Daniel Stieler, presidente do conselho de administração da Vale.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas