Menu

Varejo

Carrefour tem lucro líquido de R$ 520 milhões no 4ºtri2023

O Ebitda ajustado foi de R$ 1,875 bilhão, recuo anual de 5%

Resultados foram impactados pelo ambiente deflacionário, afirmou o Grupo Carrefour (foto: Adobe Stock)

O Grupo Carrefour Brasil apresentou lucro líquido ajustado de R$ 520 milhões no quarto trimestre de 2023. O resultado foi divulgado na noite desta segunda-feira, 19, após o fechamento do mercado, e representa queda de 5,4% em relação ao mesmo período de 2022.

Sem o ajuste, a companhia registrou prejuízo líquido consolidado de R$ 565 milhões, frente a um montante positivo de R$ 426 milhões um ano antes. O Ebitda ajustado foi de R$ 1,875 bilhão, recuo de 5% no ano. A margem Ebitda ajustada caiu 0,3 ponto porcentual (p.p.), para 6,7%.

A receita líquida do Carrefour Brasil foi de R$ 28,062 bilhões, queda de 0,3%. As vendas consolidadas, por sua vez, totalizaram R$ 31,1 bilhões no 4º trimestre de 2023, queda de 1,2% ano a ano. As vendas em mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) do Atacadão caíram 1,8% no último trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022.

“Os resultados foram impactados pelo ambiente deflacionário (inflação alimentar de -0,5% nos últimos 12 meses, segundo o IBGE), embora tenhamos observado tendências de melhora de preços e volumes na segunda parte do trimestre (com inflação alimentar m/m positiva em novembro e dezembro)”, afirmou a empresa em comunicado.

O volume de vendas do e-commerce totalizou R$ 2,8 bilhões no 4º trimestre de 2023, alta de 38,5% em relação ao mesmo período de 2022. Já o faturamento bruto do Banco Carrefour atingiu R$ 16,7 bilhões nos últimos três meses do ano passado, alta de 15,3% na mesma base de comparação.

O faturamento bruto do Banco Carrefour atingiu R$ 16,7 bilhões no último trimestre do ano passado, alta de 15,3% ano a ano. O crescimento foi impulsionado ela captação de clientes em lojas do Grupo Big recentemente convertidas à bandeira Atacadão.

As despesas SG&A totalizaram R$ 3,8 bilhões nos três últimos meses de 2023, uma redução de 9,2% ano a ano, resultado de iniciativas de corte de custos e captura de sinergias do Grupo BIG, que compensaram as pressões de custo da expansão de nossa rede de lojas e da inflação de custos.

“2023 foi realmente um ano transformacional para o Grupo Carrefour Brasil. Finalizamos a integração do Grupo Big e a conversão de 129 lojas de grande formato em velocidade recorde e com rigorosa disciplina financeira, e estamos no caminho para capturar plenamente as sinergias esperadas. Concluído isso, passamos a otimizar e simplificar as operações, para que o Carrefour Brasil se torne mais forte e ágil para navegar no macroambiente em constante mudança”, afirmou Stéphane Maquaire, diretor presidente do Grupo Carrefour Brasil no balanço de resultados do 4º trimestre de 2023.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas