O Grupo Carrefour Brasil apresentou lucro líquido ajustado de R$ 520 milhões no quarto trimestre de 2023. O resultado foi divulgado na noite desta segunda-feira, 19, após o fechamento do mercado, e representa queda de 5,4% em relação ao mesmo período de 2022.
Sem o ajuste, a companhia registrou prejuízo líquido consolidado de R$ 565 milhões, frente a um montante positivo de R$ 426 milhões um ano antes. O Ebitda ajustado foi de R$ 1,875 bilhão, recuo de 5% no ano. A margem Ebitda ajustada caiu 0,3 ponto porcentual (p.p.), para 6,7%.
A receita líquida do Carrefour Brasil foi de R$ 28,062 bilhões, queda de 0,3%. As vendas consolidadas, por sua vez, totalizaram R$ 31,1 bilhões no 4º trimestre de 2023, queda de 1,2% ano a ano. As vendas em mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) do Atacadão caíram 1,8% no último trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022.
“Os resultados foram impactados pelo ambiente deflacionário (inflação alimentar de -0,5% nos últimos 12 meses, segundo o IBGE), embora tenhamos observado tendências de melhora de preços e volumes na segunda parte do trimestre (com inflação alimentar m/m positiva em novembro e dezembro)”, afirmou a empresa em comunicado.
O volume de vendas do e-commerce totalizou R$ 2,8 bilhões no 4º trimestre de 2023, alta de 38,5% em relação ao mesmo período de 2022. Já o faturamento bruto do Banco Carrefour atingiu R$ 16,7 bilhões nos últimos três meses do ano passado, alta de 15,3% na mesma base de comparação.
O faturamento bruto do Banco Carrefour atingiu R$ 16,7 bilhões no último trimestre do ano passado, alta de 15,3% ano a ano. O crescimento foi impulsionado ela captação de clientes em lojas do Grupo Big recentemente convertidas à bandeira Atacadão.
As despesas SG&A totalizaram R$ 3,8 bilhões nos três últimos meses de 2023, uma redução de 9,2% ano a ano, resultado de iniciativas de corte de custos e captura de sinergias do Grupo BIG, que compensaram as pressões de custo da expansão de nossa rede de lojas e da inflação de custos.
“2023 foi realmente um ano transformacional para o Grupo Carrefour Brasil. Finalizamos a integração do Grupo Big e a conversão de 129 lojas de grande formato em velocidade recorde e com rigorosa disciplina financeira, e estamos no caminho para capturar plenamente as sinergias esperadas. Concluído isso, passamos a otimizar e simplificar as operações, para que o Carrefour Brasil se torne mais forte e ágil para navegar no macroambiente em constante mudança”, afirmou Stéphane Maquaire, diretor presidente do Grupo Carrefour Brasil no balanço de resultados do 4º trimestre de 2023.