“Dar o zig” é uma expressão usada na Bahia para dizer que alguém conseguiu fugir de algo ou de uma situação. Esse pode não ser exatamente o motivo de inspiração para a startup Zig (antiga ZigPay) ter escolhido o seu nome, mas define um dos seus objetivos para 2024 ao unir inovação e tecnologia para acabar ou reduzir as filas em eventos de entretenimento ao vivo.
Em parceria com a Visa, empresa focada em pagamentos digitais, a Zig criou uma tecnologia que funciona como uma credencial física – como cartão, pulseira ou celular, entre outros formatos – que permite o cliente comprar diretamente nos balcões de alimentação e bebidas sem ter que passar por um caixa, eliminando uma etapa do consumo em eventos.
“Queremos acabar com as filas do caixa e melhorar a experiência de consumo em grandes eventos”, disse o CEO da Zig, Nérope Bulgarelli, em entrevista ao Broadcast. A parceria entre as empresas faz parte de um programa criado pela Visa, o “Visa for Startups”, que envolve a aceleração de negócios.
A solução ainda está em fase de desenvolvimento, mas já está em teste em eventos de menor porte. O pagamento e transações de forma offline, sem a necessidade do aparelho estar conectado a internet, também está em elaboração. “Imagina estar em um estádio ou em um grande show e ter que depender da conectividade para fazer apenas um pagamento?”, questiona Bulgarelli.
No segundo semestre de 2023, a Visa atingiu a marca de mais de 50% das transações totais presenciais da companhia no modelo por aproximação no Brasil. “Transportar isso para os grandes eventos vai tornar a experiência do público muito melhor, já que poderão ganhar mais tempo curtindo seus artistas ao invés de dedicar tempo nas filas dos caixas”, disse o diretor de Soluções da Visa do Brasil, Júlio Ramos.
Ambev
Em parceria com a Ambev e o aplicativo de delivery de bebidas da companhia, o Zé Delivery, a startup adicionou a opção dos clientes carregarem o saldo pelo aplicativo para uso em eventos.
Para o vice-presidente do Zé Delivery, Fernando Mazzarolo, a solução permite evitar as filas e aproveitar mais os eventos. “Nosso propósito, como especialista em bebidas, é continuar trazendo maior comodidade e aprimorando as experiências dos nossos consumidores.” disse Mazzarolo.
O valor que não for consumido no cartão “Cashless Zé” durante os eventos poderá ser utilizado como vale-compras no aplicativo.
Além disso, há quatro meses, a Zig adquiriu a empresa SuperTicket na intenção de adentrar no mercado de venda de ingressos, agora chamada de Zig.Ticket. Bulgarelli planeja vender ingressos pelo aplicativo do Zé Delivery, mas ainda não há data definida. A Zig planeja consolidar o segmento de venda de ingressos no País e expandir o negócio para Espanha, Portugal e México. Para 2024, a empresa prevê estar presente em 6 mil eventos e em 1.500 pontos fixos, como bares e restaurantes.