O conselho de administração da Dexco aprovou a celebração de Acordo de Acionistas com um investidor institucional que subscreverá 100% das novas ações preferenciais a serem emitidas pela controlada indireta da companhia, a Jatobá Florestal, sociedade de propósito específico (SPE) cuja atividade engloba operações de exploração e comercialização de ativos florestais e arrendamento.
As ações PN serão integralizadas mediante o aporte de aproximadamente R$ 200 milhões, passando esse investidor institucional a deter participação minoritária no capital social da Jatobá. Já o Acordo de Acionistas estabelecerá regras para o exercício do direito de voto e restrições à transferência de ações da empresa.
Ainda de acordo com a Dexco, a operação está alinhada à sua estratégia de investimento, e tem o objetivo de “atrair investidores para maximizar a eficiência econômica de suas atividades de base florestal, incluindo exploração e comercialização de ativos florestais e arrendamento de terras”.
“Com esta iniciativa, a Dexco reafirma seu compromisso com a geração de valor através do fortalecimento de sua estrutura de capital e da adoção de modelos de otimização financeira de seus ativos”, afirma em fato relevante arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O fechamento da operação ainda está sujeito à celebração dos documentos definitivos, incluindo o Acordo de Acionistas, bem como ao cumprimento de condições precedentes.