A Vibra informou nesta terça-feira, 23, que neutralizou 52 mil toneladas de CO2 equivalente em 2024, volume que inclui emissões diretas e indiretas, por meio do Programa ISS Neutro (Edital 2025), iniciativa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
As emissões compensadas abrangem os chamados Escopos 1 e 2, que correspondem, respectivamente, aos gases emitidos diretamente pelas operações da empresa e àqueles associados ao consumo de energia elétrica. A operação foi intermediada pela Mesa de Carbono da Comerc, empresa do grupo Vibra especializada em soluções de energia e descarbonização. A descarbonização se deu por meio da compra de créditos de carbono oriundos de projetos de energia renovável.
O Programa ISS Neutro permite que empresas destinem parte do Imposto Sobre Serviços (ISS) à aquisição de créditos de carbono, que representam a redução ou remoção certificada de emissões. Em troca, contribuintes que comprovem metas ambientais e regularidade fiscal obtêm benefícios tributários, alinhando política climática e desenvolvimento econômico local.
No ciclo anterior do projeto, a companhia já havia neutralizado integralmente as emissões de Escopos 1 e 2 referentes a 2023, antecipando em dois anos seu compromisso público de neutralização.