Menu

Serviços Médicos

Fleury anuncia pagamento de R$ 490 milhões em dividendos e juros sobre capital

Grupo enxerga um cenário positivo para os próximos anos, impulsionado pelo envelhecimento da população e pelo aumento esperado dos gastos com saúde no Brasil

O Grupo Fleury reforçou sua estratégia de crescimento baseada na combinação disciplinada de expansão orgânica e inorgânica nos últimos anos e estruturou uma área dedicada em fusões e aquisições (Foto: Rmcarvalhobsb/Adobe Stock)

O Fleury informou nesta quinta-feira, 27, que fará a distribuição de juros sobre capital próprio de R$ 128.000.958,00, correspondente ao valor bruto de R$ 0,23485747618 por ação, excluídas as ações em tesouraria. Em aviso aos acionistas enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa diz que o pagamento de juros sobre o capital próprio ocorrerá em 19 de dezembro.

Além disso, a empresa pagará R$ 362 milhões em dividendos, correspondente ao valor bruto de R$ 0,66420132870 por ação, excluídas as ações em tesouraria.

Sobre o pagamento dos dividendos, a empresa detalha que R$ 220 milhões, correspondente ao valor bruto por ação de R$ 0,40365826606, ocorrerá em maio de 2026. Outras duas parcelas R$ 71 milhões (R$ 0,13027153132 por ação) ocorrerão em setembro de 2026 e setembro de 2027.

Terão direito aos juros sobre o capital próprio e dividendos, os acionistas na base acionária da companhia em 02 de dezembro de 2025, com as ações serão negociadas na condição “ex-juros sobre o capital próprio” e “ex-dividendos” a partir do dia seguinte.

Combinação de negócios com o Pardini e outras marcas

O chairman do Grupo Fleury, Marcio Mendes, disse que a combinação de negócios com o Pardini e outras marcas mostra que é preciso integrar, mas com sinergias.

Durante evento com analistas e investidores, em São Paulo, ele destacou que a força da empresa, que completa 100 anos em 2026, vem de um alinhamento entre o conselho e a gestão.

Além disso, segundo Mendes, a visão do Fleury é liderar o segmento de prevenção na área de saúde. “Agora entramos num novo ciclo, mais digital, mais integrado e mais preparado para capturar demanda crescente de prevenção e diagnósticos”, disse.

O diretor financeiro do Grupo Fleury, José Filippo, disse que a empresa pretende manter nos níveis atuais o pagamento de proventos aos acionistas, o chamado payout, uma vez que os montantes praticados já estão em níveis altos.

O executivo afirmou que quando é avaliada a distribuição de dividendos, o Fleury analisa outras questões, como a alavancagem. “Temos a intenção de mantê-la em níveis baixos como hoje”, disse.

As perspectivas com o envelhecimento da população

O Grupo Fleury enxerga um cenário positivo para os próximos anos, impulsionado pelo envelhecimento da população e pelo aumento esperado dos gastos com saúde no Brasil. Com mais pessoas vivendo acima dos 60 anos e maior incidência de doenças crônicas, a demanda por serviços diagnósticos deve crescer.

Hoje, o gasto em saúde no País ainda é menor do que nos Estados Unidos e nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mas a expectativa é de aproximação gradual desses níveis, o que amplia as oportunidades para empresas do setor, disse a diretora-presidente da companhia, Jeane Tsutsui.

Segundo a executiva, para aproveitar esse movimento, o Fleury atua em três grandes frentes estratégicas: eficiência, crescimento e experiência. A digitalização tem papel central, com iniciativas como o agendamento online, que já reduz custos, atrai novos clientes e melhora a percepção das marcas.

Ao mesmo tempo, a empresa reforça a rentabilidade dos novos elos de negócio e avança em aquisições focadas em medicina diagnóstica, que permitem integração rápida e captura de sinergias. “Vemos com otimismo esse momento do mercado de saúde… acredito que teremos um momento mais favorável”, comentou a executiva durante evento com analistas e investidores.

O grupo continua a expandir sua presença nos segmentos B2C e novos elos, combinando crescimento orgânico com consolidação de mercado. Em 2025, manteve margens estáveis, forte geração de caixa e aumento de market share, apoiado por disciplina financeira e investimentos em tecnologia.

Com mais de 570 unidades, presença em 14 Estados e 13% de participação no mercado de diagnósticos, o Fleury segue diversificando receitas e fortalecendo sua posição em um setor ainda fragmentado.

O avanço também ocorre na experiência dos clientes. A rede premium registrou crescimento acima da média e ganhará, em 2026, uma nova grande unidade: o Marco 100, situada em uma área nobre de São Paulo e oferecendo portfólio completo, incluindo um centro de longevidade saudável inédito no país.

Com inovação, ampliação de serviços e foco em desfechos clínicos melhores, o Fleury se prepara para liderar um mercado em transformação e entregar mais valor a pacientes, médicos, operadoras e acionistas.

Potenciais fusões e aquisições

O Grupo Fleury reforçou sua estratégia de crescimento baseada na combinação disciplinada de expansão orgânica e inorgânica nos últimos anos e estruturou uma área dedicada em fusões e aquisições (M&A, da sigla em inglês) que mantém prospecção ativa e rigorosa, disse o diretor financeiro. E, segundo ele, apenas nos últimos dois anos, 99 ativos foram avaliados.

Durante o evento, o executivo afirmou que as aquisições mais recentes se concentraram em medicina diagnóstica, alinhando oportunidades de mercado à estratégia de reforçar o portfólio principal. Filippo explicou também que esse modelo de avaliação considera três pilares: estratégico, econômico-financeiro e cultural, e prioriza integrações rápidas, sinérgicas e com risco controlado.

Ele lembrou, ainda, que as aquisições mais recentes foram focadas no segmento de medicina diagnóstica, que é o principal negócio da companhia. “São atividades importantes que nós levamos bastante a sério. e com bastante disciplina”, destacou.

Além disso, ele explicou que a estratégia é manter rentabilidade mesmo em um cenário de juros altos, apoiada em eficiência operacional, digitalização e rigor na alocação de capital. Com resultados consistentes, avanço no market share e pipeline ativo de oportunidades, o Fleury entra em 2026 preparado para um ano estratégico, marcado pelo centenário da marca e pela continuidade da expansão nacional.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas