A compra de 37,5% do capital social total da Energética Corumbá III pela Neoenergia Renováveis, acertada na sexta-feira, 3, em leilão realizado pela estatal goiana CelgPar, resultará em um aumento da participação da companhia na usina hidrelétrica para 85%, informou a Neoenergia, em fato relevante.
A Energética Corumbá III (ECIII) detém uma participação de 40% no Consórcio Empreendedor Corumbá III, que opera a hidrelétrica de mesmo nome. Atualmente a Neoenergia Renováveis possui participação de 25% do capital social total da ECIII e de 60% do capital social total da Corumbá III.
A Neoenergia arrematou a fatia da CelgPar na ECIII ao ofertar R$ 91,84 milhões, em lance sem ágio pelo maior lote do certame. A empresa salientou que o valor está sujeito à atualização pelo IPCA desde a data base de 31 de dezembro de 2023 até a data de liquidação do leilão.
A empresa também afirmou que o fechamento da operação está condicionado ao cumprimento de determinadas condições precedentes, incluindo o não exercício do direito de preferência por parte da Companhia Energética de Brasília (CEB), que detém a participação remanescente na ECIII. No entanto, a controladora da CEB é a própria Neoenergia.
“O resultado do Leilão reforça a estratégia de rotação de ativos da companhia com foco em otimização de portfólio com geração de valor, seguindo a disciplina de capital e simplificação de sua estrutura”, afirmou a empresa.