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Varejo

BTG vê impacto limitado com entrada da H&M no Brasil, mas alerta para riscos no médio prazo

A varejista sueca abriu neste fim de semana sua primeira loja física no País, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, acompanhada do lançamento do e-commerce

Segundo a análise do BTG, a estratégia da H&M é se posicionar no segmento de 'luxo aspiracional' (Foto: Adobe)

O BTG Pactual avalia que a chegada da H&M ao Brasil deve ter impacto competitivo limitado no curto prazo para redes como Renner, C&A e Riachuelo. A varejista sueca abriu neste fim de semana sua primeira loja física no País, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, acompanhada do lançamento do e-commerce.

Segundo a análise, a estratégia da companhia é se posicionar no segmento de “luxo aspiracional”, em linha com o modelo da Zara. No entanto, a escala ainda é pequena: até o fim do ano, a empresa projeta ao menos quatro lojas, incluindo unidades em Campinas e no Shopping Anália Franco, além de um quadro de 550 funcionários no Brasil.

Um levantamento do BTG mostra que o preço médio da H&M no País fica entre os concorrentes locais e a Zara. O “carrinho” de oito produtos pesquisados pelo banco aponta preços 28% mais baixos que os da Zara, mas de 40% a 50% acima dos praticados por Renner, C&A e Riachuelo.

Para o analista do banco, Luiz Guanais, apesar de um cenário mais desafiador para o setor no segundo semestre de 2025, as redes brasileiras devem sustentar tendências razoáveis, apoiadas por reajustes recentes e ganhos de eficiência em despesas operacionais. “O setor segue atrativo do ponto de vista de valuation”, acrescenta.

No entanto, Guanais alerta que a equação competitiva pode mudar no médio prazo. “O posicionamento de preços da H&M pode se ajustar significativamente nos próximos meses, à medida que a companhia amadurece suas operações no mercado brasileiro”, apontam. Caso a rede consiga expandir lojas, ganhar escala e reduzir preços, a pressão sobre as margens das varejistas locais tende a aumentar.

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