O Nubank anunciou na quarta-feira, 20, o executivo Armando Herrera como o novo CEO de sua operação no México. Ele assume o cargo a partir de 2 de setembro. O atual presidente, Ivan Canales, que comandou as operações da fintech no país nos últimos três anos, está em licença parental e depois vai continuará contribuindo com o Nubank, de acordo com comunicado.
A transição está ocorrendo sob a liderança de do diretor financeiro no Brasil, Guilherme Lago, também presidente do conselho do Nu México.
Antes de ser contratado pelo Nubank, Herrera atuou como gerente-geral de produtos financeiros na Konfío, uma fintech mexicana voltada para pequenas e médias empresas. Também teve passagem na American Express e tem graduação em engenharia, computação e economia no MIT e mestrado em Administração de Empresas pela IPADE Business School.
Em uma conversa em vídeo esta semana, Lago conta que a base de clientes da fintech no México cresceu 50% em 12 meses, chegando a 12 milhões de usuários – o que representa 1 em cada 4 mexicanos bancarizados.
Com isso, o Nubank já é o terceiro maior emissor de cartões de crédito no país. Em termos de presença, o banco já está em 98% dos municípios do México, incluindo áreas rurais designadas como prioritárias pelo governo federal.
“Os primeiros sinais do modelo de negócio no México são muito encorajadores e provam que nosso modelo pode escalar no país”, disse Lago na conversa, citando que os investimentos no país são para o longo prazo. O Nubank investiu mais de US$ 1,4 bilhão no México, de acordo com o comunicado.