O Magazine Luiza vai lançar um modelo de entregas chamado de “hiperlocais” que permitirá ao vendedor despachar produtos em poucas horas por meio de transportadores da própria região.
“A próxima fronteira é o local para local. O vendedor do marketplace que está na ponta vai poder entregar no mesmo dia, em poucas horas, por meio de transportadores próximos, em um modelo parecido com o iFood”, afirmou o diretor executivo de marketplace da companhia, Ricardo Garrido.
O executivo destacou ainda o impacto do modelo fulfillment na performance dos lojistas dentro do marketplace. “Se a conversão é de 1% quando o vendedor despacha por conta própria, ela dobra quando usamos a coleta do Magalu e pode ser três a quatro vezes maior no fulfillment”, disse.
O fulfillment é o modelo de negócio que integra todos os processos, desde o pedido até a separação no estoque, embalagem, entrega e pós-venda, sendo amplamente utilizado pelos principais marketplaces do País.
Do lado da infraestrutura, o presidente da Fulwood, Gilson Schilis, ressaltou a evolução técnica dos galpões logísticos para acompanhar essa demanda crescente. “Hoje, a grande discussão é que os galpões têm 12 metros de altura, mas já sabemos que empilhadeiras de 14 metros estão chegando, mais baratas e eficientes. Isso aumenta a cubagem e torna o uso do espaço mais rentável”, acrescentou o executivo.