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Petróleo e Gás

Vibra entra no mercado de óleos básicos de olho na demanda do Brasil de outros países da América do Sul

Óleos básicos não possuem aditivos, sendo utilizados como matéria-prima para a fabricação de diversos produtos, incluindo óleos de motor, óleos industriais e fluidos para usinagem

A estrutura da Vibra dedicada à operação de lubrificantes - e agora também de óleos básicos por meio da marca Vibra Base Oil -, conta com uma capacidade de armazenagem de 44 milhões de litros, distribuídos em 51 tanques (Foto: VIBRA?divulgação)

RIO – A Vibra anunciou nesta quinta-feira, 3, que está entrando no mercado de óleos básicos. Segundo a companhia, a decisão de ingressar neste segmento reflete a visão da empresa de fortalecer sua cadeia de suprimentos, reduzindo dependências externas e garantindo maior competitividade.

“Líder nacional em distribuição de combustíveis, lubrificantes e maior plataforma multienergia do Brasil, dá mais um passo em sua estratégia de verticalização e consolidação no mercado de lubrificantes com o lançamento de uma nova marca chamada Vibra Base Oil”, informou em nota.

Óleos básicos não possuem aditivos, sendo utilizados como matéria-prima para a fabricação de diversos produtos, incluindo óleos de motor, óleos industriais e fluidos para usinagem.

A nova frente, dentro da estrutura de lubrificantes da companhia, vai trabalhar na comercialização para atender uma demanda crescente por óleos básicos de alta qualidade no Brasil e na América do Sul, alinhada às exigências globais por eficiência e sustentabilidade.

“Com a transição energética em curso, o mercado demanda óleos básicos cada vez mais refinados, como os dos Grupos II e III, que atendam a regulamentações ambientais rigorosas, como as normas Euro 7 e EPA”, explicou.

O portfólio inicial comercializado terá como destaque, entre outros, os óleos básicos Grupo II, em sua parceria estratégica com a Motiva e seus produtos Aramco, “reconhecidos por sua pureza e desempenho superior”, destacou a Vibra.

A empresa também prevê a oferta de armazenamento estratégico no Porto do Açu, o que dará mais agilidade na distribuição para todo o território nacional. A linha de produtos deverá incluir também óleos do Grupo III e outras soluções especializadas, acompanhando as novas demandas tecnológicas da indústria.

“Com esse movimento, a Vibra reforça sua atuação como plataforma multienergia e ganha força no mercado de lubrificantes, atendendo uma lacuna importante: as pequenas e médias empresas, que muitas vezes enfrentam dificuldades com prazos, lotes mínimos e instabilidade no fornecimento de óleos básicos”, afirmou a companhia.

Estoques

Com uma estrutura logística robusta em todo o território nacional, a Vibra informou que será capaz de garantir estoque permanente, flexibilidade na entrega e suporte técnico especializado, que são fatores críticos para esse segmento.

A estrutura da Vibra dedicada à operação de lubrificantes – e agora também de óleos básicos por meio da marca Vibra Base Oil -, conta com uma capacidade de armazenagem de 44 milhões de litros, distribuídos em 51 tanques, e está presente em 3 terminais estratégicos, além de contar com 2 portos para escoamento e logística.

“Entramos neste mercado não apenas como mais um fornecedor, mas como um parceiro estratégico. Temos a maior capilaridade no Brasil, a fábrica mais moderna da América Latina e capacidade de armazenamento. Estamos prontos para atender os maiores clientes, mas, principalmente, os pequenos que buscam segurança no abastecimento, qualidade técnica e competitividade”, afirmou o vice-presidente de Comercial B2B da Vibra, Juliano Prado.

Ainda segundo a empresa, além do mercado doméstico, existem oportunidades de exportação para países como Chile, Argentina e Colômbia, onde a demanda por óleos básicos de qualidade tem crescido.

“Apesar da crescente eletrificação no setor automotivo, os óleos básicos seguem essenciais em aplicações como transporte pesado, máquinas industriais e agrícolas, áreas onde a transição energética ainda está em estágio inicial”, explicou, ressaltando que nos próximos anos, a empresa focará ainda mais em consolidar sua presença no mercado de lubrificantes e óleos básicos, ampliando sua carteira de clientes, otimizando a cadeia logística e desenvolvendo novas soluções.

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