O Banco Safra espera que as empresas de varejo farmacêutico apresentem um bom desempenho no segundo trimestre deste ano. Segundo os analistas Vitor Pini, Renan Sartori e Tales Granello, essas companhias devem reportar crescimento de 12% a 17% no comparativo com o ano anterior e ganhos de margem Ebitda.
“Em nossa visão, o destaque positivo deve ser a Page Menos, com crescimento de 16% na receita, em relação ao ano anterior, combinado com um ganho de 14 pontos-base na margem Ebitda. Já Panvel também deve apresentar resultado positivo, com alta de 21% em na receita do Varejo e um ganho de margem Ebitda de 122 pontos-base (bps na sigla em inglês) em relação ao ano anterior”, estimam os analistas.
A RD Saúde, antiga Raia Drogasil, deve registrar um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, mas com pressão de margem de 83 pontos-base devido à menor margem bruta e ao aumento das despesas com Vendas, Gerais e Administrativas (SG&A).
Já para as farmacêuticas, o segundo trimestre deve ser menos promissor. Segundo o Safra, a expectativa é de redução de 3% na receita líquida da Hypera, devido aos ajustes em sua política de capital de giro, concluída em abril. Isso também deve impactar negativamente a margem Ebitda, com queda de 160 bps em relação ao ano anterior, mas em menor grau do que nos últimos dois trimestres.
“Quanto à Blau, esperamos resultados melhores, com aumento de 7% nas vendas em relação ao ano anterior, devido à recuperação gradual dos preços das imunoglobulinas e aos ganhos na margem Ebitda de 362 bps”, informou o Safra.