Mais conhecida por operar estacionamentos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, a Estapar está reforçando sua presença digital nos últimos anos para abrir novas frentes de crescimento. O centro dessa estratégia é o app Zul+, adquirido pela empresa em 2022, e que agora funciona como uma central de serviços para automóveis, desde o pagamento de tickets de Zona Azul até a contratação de seguros e, em breve, de consórcios. “A gente deve fechar esse ano com um faturamento de R$ 1,8 bilhões. E quase 20% da nossa receita já está vindo pelo canal digital”, afirma Emílio Sanches, presidente da Estapar.
Criado pela startup Zul Digital e lançado em 2019, o Zul+ tinha como principais recursos o pagamento de vagas de estacionamento rotativo nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador e a consulta e pagamento de débitos veiculares com parcelamento em até 12 vezes.
“Depois que começamos a prestar esses serviços, [o digital] acabou tomando um foco muito grande aqui na empresa. Passamos a ter uma enormidade de informações dos clientes que estacionam na rua, até porque também atendemos outras 19 cidades além da capital paulista”, explica Sanches.
Com o fim da pandemia de coronavírus, a Estapar decidiu ampliar a oferta de serviços digitais para expandir a receita e comprou a startup, além de trazer André Brunetta, idealizador da plataforma, para atuar como diretor de Inovação da companhia. Já em 2022, a empresa começou a incorporar novos serviços ao aplicativo, como o Estapar Reserva e o pagamento de tíquetes de estacionamentos (especialmente os de vagas em shopping centers).
O resultado positivo — atualmente são mais de 6 milhões de usuários cadastrados no Zul+ — fez a companhia investir em serviços como contratação a digital de seguros para automóveis. “O que fazemos é oferecer uma comparação dos preços de diferentes seguradoras. O cliente digita a placa do carro dele e recebe de cinco a sete cotações de seguros de maneira automática e já pelo aplicativo pode escolher aquele que ele achar melhor. Se ele tiver dúvidas, temos uma equipe para esclarecer esses pontos antes da contratação”, afirma o presidente da Estapar.
Segundo o executivo, uma das vantagens do aplicativo é de que os donos de veículos podem obter seguros por preços mais vantajosos. “Normalmente, os corretores são muito ligados a uma seguradora”, pondera. Já pelo processo digital, avalia Sanches, “os motoristas podem receber as melhores propostas das maiores seguradoras do País, de maneira individualizada”.
Com os bons resultados em seguros, o próximo passo da empresa será lançar, ainda em 2024, o serviço de cotação e contratação de consórcios por meio do Zul+. “E, para o próximo ano vamos testar a venda de serviços de manutenção [automotiva].”
O objetivo da Estapar, porém, não é concorrer com grandes empresas do setor de seguros ou consórcios. “Queremos transformar nosso aplicativo em um marketplace para serviços automotivos. A gente quer facilitar a vida do cliente, na melhor qualidade possível, e esses produtos vão gerar uma oportunidade”, afirma Emílio Sanches, presidente da empresa.