A Vale anunciou na noite desta segunda-feira, 26, que o vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da companhia, Gustavo Pimenta, foi escolhido para substituir Eduardo Bartolomeo como CEO a partir de 1º de janeiro. Em fato relevante, a mineradora afirmou que Pimenta foi eleito por unanimidade pelo Conselho de Administração. Bartolomeo permanecerá na empresa como advisor até o fim do ano que vem.
O nome de Pimenta foi uma solução interna para a troca de comando da Vale, a despeito das listas que circularam no mercado mencionando executivos de empresas como Gerdau, BHP, Caoa e Embraer.
Formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com mestrado em Finanças e Economia pela Fundação Getúlio Vargas, o executivo passou pelo Citigroup e pela AES antes de ingressar na Vale, onde também já foi responsável pelas áreas de Suprimentos e Energia e Descarbonização.
“Agradeço a confiança do Conselho para liderar a Vale nesse novo ciclo”, disse Pimenta, em declaração que consta do fato relevante. “Tenho certeza de que seguiremos avançando em nossa missão, com fogo em geração e distribuição de valor, elevando a Vale a patamares ainda mais altos.”
Sucessão
Em março deste ano, o Conselho de Administração da Vale, em comum acordo com o presidente Eduardo Bartolomeo, definiu pela extensão do seu atual mandato do executivo até 31 de dezembro de 2024, bem como pela abertura do processo de sucessão.
Definiu-se também que Eduardo Bartolomeo apoiará a transição para a nova liderança no início de 2025 e que atuará como advisor da Vale até 31 de dezembro de 2025.
“Agradecemos imensamente o empenho e a dedicação do Eduardo nos últimos cinco anos e trabalharemos juntos até o final de seu mandato. Seguiremos conduzindo o processo sucessório de forma diligente e cumprindo com rigor as políticas internas da companhia”, afirmou, à época, Daniel Stieler, presidente do conselho de administração da Vale.