O lucro líquido consolidado da Helbor no segundo trimestre de 2024 de R$ 31,4 milhões, informou a empresa na noite desta quarta-feira, 13, em seu release de resultados. A parte atribuível ao controlador foi de R$ 8,5 milhões, correspondendo a um lucro por ação de R$ 0,06. Nos seis primeiros meses do ano, o lucro líquido do controlador foi de R$ 15,5 milhões, alta de 13,5% em relação ao primeiro semestre de 2023, correspondendo a um lucro por ação de R$ 0,12.
A receita operacional líquida da empresa alcançou a marca de R$ 322 milhões no segundo trimestre deste ano, com margem bruta de 32,4%. Na comparação com o mesmo trimestre de 2023, a receita líquida teve queda de 3,7% e aumento de 8,8% em relação aos três primeiros meses de 2024, quando o indicador somou R$ 296 milhões. No primeiro semestre, a companhia registrou receita líquida de R$ 618 milhões, com margem bruta de 31,8%.
O Ebitda alcançou R$ 61,1 milhões, representando um crescimento de 16,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela melhoria dos resultados. A margem Ebitda atingiu 19%, um aumento de 3,3 pontos percentuais na comparação anual.
“Os resultados da Companhia estão em linha com a nossa estratégia de negócio. Fizemos entregas de três empreendimentos nesse trimestre, em Mogi e em São Paulo, e, temos focado na conclusão de outros projetos previstos para esse ano. Além disso, nosso trabalho tem sido contínuo na melhoria dos nossos indicadores operacionais e financeiro com subsequente desalavancagem”, afirma Leonardo Piloto, diretor de Relações com Investidores da Helbor.
A Helbor reportou crescimento de 45% nas vendas brutas totais no segundo trimestre de 2024 comparado ao mesmo período de 2023, somando R$ 532 milhões. Em relação ao primeiro trimestre deste ano as vendas aumentaram 20%.
Já a Parte Helbor totalizou R$ 284,5 milhões, representando um aumento de 28,3% comparado ao mesmo período em 2023 e de 26,9% em relação ao primeiro trimestre deste ano.
Vendas
No acumulado de 2024, as vendas alcançaram R$ 975,3 milhões, um acréscimo de 35,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, que foi de R$ 720,6 milhões.
A velocidade de vendas, medida pelo indicador VSO Total, foi de 17,7% no segundo trimestre, uma alta de 5,5 pontos percentuais em comparação ao mesmo período do ano anterior e de 3,7 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2024.
O VSO Parte Helbor registrou um aumento de 5,1 pontos percentuais em relação ao segundo trimestre de 2023 e de 4,1 pontos percentuais na comparação com o trimestre anterior. No acumulado do ano, o VSO Total foi de 28,5%, um aumento de 7,4 pontos percentuais em comparação com o primeiro semestre de 2023.
“A performance de vendas dos empreendimentos da Helbor no segundo trimestre reafirma que estamos no caminho certo no direcionamento de nossas estratégias. Permanecemos empenhados em reduzir o nosso estoque de unidades prontas e em construção, inclusive por meio do ‘Só a Helbor Tem’, evento que faz parte do nosso calendário anual e que tem tido resultados expressivos para a Companhia” explica Marcelo Bonanata, diretor de Vendas da Helbor.
Das vendas totais no segundo trimestre, 34,3% corresponderam à venda de estoque pronto, 52,5% de imóveis em construção e 13,3% a lançamentos. No acumulado do ano, 32,7% das vendas foram de estoque pronto, 53,1% de imóveis em construção, e 14,2% de lançamentos.
No primeiro semestre, a Helbor lançou cinco novos empreendimentos: Américas 19, Fazenda Itapety, a segunda fase do Roya, a segunda fase do Metropolitan Vila Nova by Helbor e a primeira fase do Helbor Patteo Vila Mariana.