A marca Itaú é a mais valiosa do País, de acordo com ranking elaborado pela consultoria global Interbrand. De acordo com o levantamento, a marca Itaú está avaliada em R$ 46,9 milhões, crescimento de 6% em relação ao ranking de 2022/ 2023, quando o banco também ocupou a primeira posição.
Para chegar a esse valor, a Interbrand considera a análise financeira, que é a capacidade do negócio de gerar valor financeiro acima das expectativas dos seus investidores. Eles também olham para a influência da marca no processo de decisão do consumidor.
A segunda posição do levantamento também é do setor financeiro com a marca Bradesco, avaliada em R$ 27 milhões. Skol (R$ 18, 9 milhões), Brahma (R$ 13,7 milhões) e o Banco do Brasil (R$ 10, 4 milhões), nessa ordem, completam as cinco primeiras posições.
As novas marcas a debutar na lista de mais valiosas foram a Stone, em décimo segundo lugar no ranking; a Raia, em décimo oitavo; e a Arezzo, na última colocação da lista. Já aquelas que apresentaram maiores crescimentos em relação ao ano anterior foram Drogasil (+19%), Porto (+14%), Pagbank (+13%) e Nubank (+12%). No caso da Porto, a companhia atingiu R$ 1,1 bilhão em valor de marca, e ocupa pela segunda vez consecutiva a 16ª posição no ranking.
O ranking é composto por 25 marcas e para fazer parte dele é necessário que a empresa seja de origem brasileira, tenha informações financeiras públicas, publique resultados individuais das marcas, entre outros critérios, além de atingir índice final de força de marca igual ou maior que 50, pela metodologia da Interbrand.
O levantamento nacional ouviu 1.000 pessoas de ambos os sexos,m com idades acima de 15 anos, das classes A, B e C.