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Seguradoras e Corretoras

Porto registra lucro de R$ 651 milhões no 1ºtri2024

Resultado foi 90% maior que o mesmo período do ano anterior

Porto encerrou 1ºtri2024 com 17 milhões de clientes (foto: divulgação)

A Porto anunciou nesta terça-feira, 14, lucro líquido de R$ 651 milhões no primeiro trimestre de 2024, crescimento de 90,2% comparado ao mesmo período do ano passado. A receita total cresceu 14,2%, atingindo R$ 8,6 bilhões, enquanto a lucratividade medida pelo ROAE foi de 20,9% no trimestre, aumento de 8,1 pontos percentuais (p.p.) em relação aos três primeiros meses de 2023.

A companhia registrou a marca recorde de 17 milhões de clientes. Segundo a Porto, “a estratégia de segmentação tem contribuído de forma significativa para o crescimento das quatro unidades de negócio”. Em relação ao mesmo período do ano passado, o resultado financeiro cresceu 68,5%, atingindo R$ 234,1 milhões.

O índice de eficiência operacional, que leva em consideração a soma das despesas administrativas em relação à receita total, alcançou 11,5%, o que corresponde a uma melhora de 1,3 p.p. em relação ao mesmo período de 2023, decorrente dos ganhos de produtividade observados no período.

No âmbito da digitalização das operações, a Porto registrou 45 milhões de interações e atendimentos digitais no primeiro trimestre do ano e 55% dos acionamentos para serviços de carro ou residência do período foram feitos por meio do Super App e do WhatsApp.

Na divisão de seguros, os prêmios do primeiro trimestre expandiram 6,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O segmento Patrimonial apresentou a maior taxa de crescimento (12,5%), seguido pelo Vida (12%).

No Auto, os prêmios foram 5,4% maiores do que no mesmo período do ano anterior, com destaque para o aumento de 320 mil veículos na frota segurada (+5,6% vs. 1T23), alcançando a marca recorde de 6 milhões de veículos segurados.

Na Porto Saúde, as receitas expandiram 48,9%, atingindo R$ 1,5 bilhão, resultado motivado principalmente pelo incremento de 135 mil vidas no período (+31,7%), atingindo 562 mil beneficiários no total.

No Porto Bank, as receitas totais cresceram 21%, superando R$ 1,3 bilhão, impulsionadas principalmente pela elevação de 38,7% nas receitas do consórcio. No cartão de crédito, o volume total transacionado cresceu 17,7%, atingindo R$ 13,6 bilhões.

A inadimplência das operações de crédito acima de 90 dias encerrou o trimestre em 6,5%, redução de 1 p.p e 0,5 p.p. abaixo da média de mercado.

O balanço ainda traz, pela primeira vez, os resultados da Porto Serviço, a nova unidade de negócio que conta com um portfólio de serviços de assistências residenciais, empresariais e automotivas.

No primeiro trimestre do ano, a unidade realizou 1,2 milhão de atendimentos e obteve R$ 612,4 milhões em receitas. A unidade tem focado na ampliação de vendas no B2C e B2B2C.

A qualidade dos serviços prestados pelas verticais registrou índices de NPS (Net Promoter Score) de 78 pontos no seguro Auto, de 80 pontos no seguro Residência e 73 pontos do Cartão de Crédito Porto Bank.

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