A Raia Drogasil registrou lucro líquido de R$ 1,1 bilhão em 2023, crescimento de 11,4%, com 3% de margem líquida, em relação a 2022. De acordo com o balanço divulgado pela empresa na noite desta terça-feira, 5, “o resultado foi impulsionado pelo crescimento nas lojas maduras, que pelo quarto ano seguido superou a inflação (8% em 2023, aumento real de 3,4 pontos percentuais), pela digitalização da relação com os clientes, e pela abertura recorde de 270 novas farmácias”.
O Ebitda consolidado da Raia Drogasil atingiu R$ 2,6 bilhões, com crescimento de 15,1% e margem de 7,2%. O market share nacional atingiu 16,1%, um incremento de 0,9 ponto percentual.
Ao final do ano passado, a empresa somava cerca de 3 mil farmácias, distribuídas em 574 cidades, incluindo 307 dos 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, além dos canais digitais. Para 2024 e 2025, a Raia Drogasil espera inaugurar entre 280 e 300 lojas por ano.
A companhia também destacou a participação do canal digital em seu resultado. Em 2023, as compras online representaram 16,7% (R$ 5,1 bilhões) do faturamento anual da Raia Drogasil. “A participação de clientes digitalizados nas vendas totais, incluindo tanto os canais físicos como digitais, já se aproxima de 20%”, informou a empresa, em seu balanço de resultados.
“Encerramos o ano com 47,6 milhões de clientes ativos, dos quais 6,4 milhões são clientes assíduos, com frequência média de 24 compras por ano. Desses, 1,8 milhão, ou 28% dessa base, já utiliza os canais digitais e sua frequência alcança 30 transações por ano”, acrescentou a Raia Drogasil em seu balanço.
4ºtri2023
O lucro líquido no quarto trimestre de 2023 foi de R$ 284,651 milhões, alta de 2,4% na comparação com o mesmo período de 2022. No critério ajustado, o lucro líquido ficou em R$ 283,315 milhões, queda anual de 5,9%.
Entre outubro e dezembro do ano passado, o Ebitda ajustado alcançou R$ 614,544 milhões, crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2022. A margem Ebitda foi de 6,4%, contração de 0,8 pontos porcentuais .
“Essa contração se deveu principalmente ao benefício pontual de 0,5 pontos percentuais na base do quarto trimestre de 2022, em função de ganhos de PIS/Cofins sobre insumos contabilizados no trimestre”, explicou a companhia.
A receita líquida de vendas e serviços ficou em R$ 8,924 bilhões, alta de 13,9% sobre o quarto trimestre de 2022. Já a receita bruta foi de R$ 9,557 bilhões, expansão de 12,7% em um ano.