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Setor financeiro

Itaú é destaque em feira global de telefonia móvel

Banco criou sistemas antifraude usando tecnologia Open Gateway

Banco passa por jornada de transformação digital (foto: Adobe Stock)

O Brasil foi um dos destaques na cerimônia de abertura da principal feira mundial de telecomunicações, a World Mobile Congress (MWC), que começou na segunda-feira, 26, em Barcelona.

O diretor de tecnologia do Itaú Unibanco, Fábio Napoli, subiu ao palco do primeiro painel do dia para contar a experiência do banco no desenvolvimento de sistemas antifraude baseados em uma nova tecnologia. Ele foi anunciado pelo presidente da espanhola Telefónica (dona da Vivo no Brasil), José María Álvarez-Pallete, um dos anfitriões da MWC.

Diante de um auditório com mais de mil pessoas, Napoli apresentou o Itaú Unibanco como a maior instituição financeira da América Latina, com mais de 70 milhões de consumidores, e destacou que o banco está passando por uma jornada de transformação digital intensa.

O executivo do Itaú anunciou que o banco é o primeiro do mundo a criar sistemas antifraude a partir de interfaces padronizadas de acesso à internet (o chamado Open Gateway, no jargão do setor).

“Imaginamos um futuro em que os protocolos Open Gateway vão habilitar transações bancárias mais rápidas e seguras e melhorar a experiência dos consumidores. Acreditamos que esta iniciativa vai além do cenário antifraude”, afirmou Napoli. “O Open Gateway é uma parte essencial na nossa iniciativa de transformação digital”, emendou.

Open Gateway

O principal tema da abertura da MWC este ano foi o movimento Open Gateway, ou portal aberto, em tradução livre. Essa é uma iniciativa coordenada pela associação global das operadoras de telefonia móvel, a GSMA.

O que as operadoras buscam com esse movimento é a padronização da tecnologia usada para navegação na internet, conectando as redes de diferentes empresas. Assim, os desenvolvedores de aplicativos e outros serviços digitais poderão contar com um único ponto de acesso a todas as redes.

Isso é essencial para a criação de novos serviços nas áreas de segurança, saúde, mobilidade, comunicação, entretenimento, entre outros. Foi a partir dessa padronização que o Itaú adotou novos sistemas antifraude.

Esse portal de acesso padronizado foi possível graças ao engajamento das teles locais. Vivo, TIM e Claro são participantes do Open Gateway e habilitaram, em novembro do ano passado, os primeiros serviços padronizados com foco no combate de fraudes bancárias.

Um dos serviços que saíram daí é de verificação do número do usuário de forma contínua e automática, sem a necessidade de comunicação por SMS, por exemplo. Esse é passo importante em casos como acesso a contas e recuperação de senhas. O envio de SMS é algo que fragiliza a segurança, pois pode ser desviado por pessoas com intenção de fraude.

Outro serviço lançado pelas teles na ocasião é a verificação de troca de chip (ou SIM card). Esse tipo de checagem ajuda a evitar tentativas de apropriação de contas, nos quais os fraudadores assumem o controle do chip do proprietário e roubam seus dados pessoais.

*O jornalista viajou a Barcelona para cobrir a MWC a convite da Huawei

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