O consumo consolidado de energia elétrica, cativo e livre, nas áreas de concessão do Grupo Energisa somou 10.515,7 GWh, o que representou um aumento de 2,0% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, considerando o efeito da compensada dos clientes GD tipo II e III, segundo boletim divulgado na sexta-feira, 31, pela companhia. Os clientes cativos que possuem Mini e Micro Geração Distribuída (MMGD) tiveram expansão de 118,1%.
No trimestre, as classes que mais contribuíram para o resultado foram a residencial, com ETO e EPB em destaque, seguida pela comercial e industrial. Sete das 9 distribuidoras apresentaram alta no consumo de energia, em especial a EMT (+4,4%), EPB (+4,9%) e ETO (+6,4%), com a classe residencial (+4,2%) puxando o resultado.
Entre os fatores que contribuíram para o resultado, estão o aumento de consumidores (expansão imobiliária), a melhora em indicadores de renda e o bom desempenho da indústria e comércio (eletrodomésticos em destaque).
Nos nove primeiros meses de 2025, o consumo de energia elétrica no mercado cativo e livre avançou 1,1% frente ao mesmo período do ano anterior, para 31.699 GWh.