Menu

Alimentos

Startup que produz alimentos a partir de fungos recebe aporte de R$ 2,1 mi

Typcal usa resíduos da produção de cerveja para fabricar produtos fermentados; aporte foi feito pela Biotope, aceleradora e investidora em biotecnologia na Bélgica

Typcal trabalha com resíduos da produção de cerveja para fabricar produtos fermentados (Adobe Stock)

A startup Typcal, que trabalha com resíduos da produção de cerveja para fabricar produtos fermentados, recebeu aporte de 350 mil euros (R$ 2,1 milhões) da Biotope, aceleradora e investidora em biotecnologia na Bélgica.

A empresa já tem dois produtos para comercialização feitos a partir do micélio, que é um componente dos fungos. Atualmente, desenvolve um gel que poderá ser usado em alimentos como sorvetes e iogurtes. A empresa conta com uma patente que protege o processo de fermentação que criou.

Como próximos passos, a Typcal trabalhará na inauguração da fábrica em Curitiba, prevista para novembro de 2025. Está nos planos acelerar as exportações para a Europa, enquanto aguarda a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil. Em 2023, a empresa passou por um programa de aceleração na Suíça. Agora, com a belga Biope, pretende ter mais um apoio para sua expansão internacional.

Além disso, em 2026, a startup pretende estruturar uma rodada de investimentos Série A para ampliar sua escala industrial e também seu time.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas