O gerente executivo de Comercialização no Mercado Interno da Petrobras, Daniel Sales Correa, ressaltou os esforços da estatal na atual gestão para ampliar a parceria com o agronegócio, especialmente no Centro-Oeste e na região do Maranhão (MA), Tocantins (TO), Piauí (PI) e Bahia (BA) (MATOPIBA). Entre os planos, está a construção de um duto de 2 mil quilômetros voltado para a região.
“Queremos estar cada vez mais presentes num mercado que vem crescendo muito. (…) O que a Petrobras oferece para o agro é mais uma rota para a saída dos seus produtos, não existe conflito entre nenhuma delas, enfatizou durante o Rio Pipeline & Logistics 2025, evento do Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás Natural (IBP), no Rio de Janeiro.
O Plano de Negócios 2025-29 da estatal destina US$ 19,6 bilhões em investimentos totais no segmento de Refino, Transporte, Comercialização, Petroquímica e Fertilizantes (RTC). Desse total, cerca de US$ 3,6 bilhões são voltados para questões de logística, incluindo o estudo do duto entre para transferência de derivados de petróleo e álcool procedentes da Refinaria de Paulínia (Replan), a maior da Petrobras, até Mato Grosso do Sul. Uma das possibilidades é a instalação em Rondonópolis. Em 2023, a companhia inaugurou um polo de entrega de combustíveis transportado por caminhões na cidade.
“A instalação vai depender da facilidade de licença, se já existem faixas de dutos que possam trazer alguma facilidade e se eventualmente há sinergia com algum parceiro. Temos avaliado sinergias”, declarou. “A descida de produtos da região nos interessa. Vamos comprar muito óleo vegetal, seremos um grande demandante dos produtos da região”, afirmou.
O executivo ressaltou que o plano estratégico da Petrobras 2025-2029 visa a atuação nacional da estatal, como um “grande ator de oferta de produtos de alta qualidade para a sociedade” e avançar na descarbonização.
“Queremos atender as necessidades do agro, apoiar a geração de empregos e caminhar para a redução das emissões. Mas na base de tudo, sempre vai estar a eficiência dos nossos ativos. Até 2029 estamos focados em ter a logística como diferencial competitivo”, enfatizou.