O Assaí reportou lucro líquido de R$ 264 milhões no segundo trimestre de 2025, expansão de 60% na comparação com igual período do ano anterior. O presidente do Assaí, Belmiro Gomes, afirma que a empresa mantém foco em inovação no portfólio. “O foco que a companhia tem dado nesse momento é em novos projetos, como a inclusão de novos produtos, novas categorias e revisão do sortimento.”
Entre as iniciativas, ele citou o lançamento, no segundo semestre, do projeto de marca própria, que busca aumentar a competitividade e melhorar margens, especialmente no atendimento a clientes pessoa jurídica, sem perder o espaço das marcas regionais.
Outro projeto em estudo é a inclusão de farmácias dentro das lojas, caso haja aprovação legal, aproveitando a estrutura já existente e mirando principalmente medicamentos de uso crônico, vitaminas e suplementos.
A expectativa com a inflação
A última quinzena de junho trouxe resultados abaixo das expectativas para todo o varejo, o que elevou o estoque do Assaí acima da meta. “O estoque de julho já foi 100% normalizado”, disse Belmiro, ressaltando a agilidade de ajuste da operação em alimentos.
Ele ponderou que julho foi um mês positivo, mas manteve cautela: “Agosto está apenas começando e setembro pode ser mais desafiador”, afirmou, lembrando que em 2024 o mês de junho também foi fraco, sem uma causa clara, mas com reação no mês seguinte.
Gomes afirmou que a queda recente da inflação em algumas categorias de produtos pode trazer certo alívio ao consumidor no segundo semestre de 2025 e favorecer a retomada de volumes, mas o cenário geral segue de cautela.
“Há possibilidade de um cenário mais estável no segundo semestre em relação ao que vimos no primeiro semestre”, afirmou o executivo, em teleconferência de resultados referente ao segundo trimestre deste ano.
Para Gomes, algumas categorias de produto tiveram inflação elevada e a tendência de normalização de preços pode vir de safras positivas e até de fatores externos, como tarifas americanas, que “podem reduzir um pouco o preço para o cliente”.
O que levou ao lucro
O lucro no segundo trimestre foi impulsionado, segundo a empresa, pela maturação das lojas abertas nos últimos anos, crescimento das vendas e disciplina na gestão de despesas, mesmo em um cenário de juros elevados.
A receita líquida cresceu 6,3% no trimestre, para R$ 19 bilhões, puxada pelo avanço de 4,6% nas vendas mesmas lojas e pela contribuição de unidades inauguradas nos últimos 12 meses. O Ebitda ajustado somou R$ 1 bilhão, alta de 11,8% na comparação anual, com margem Ebitda de 5,7%, o melhor desempenho para um segundo trimestre desde 2021.
Sem inaugurações no primeiro semestre, o plano de expansão prevê a abertura de dez novas lojas em 2025, sendo que a primeira delas está prevista para este mês.
Já a dívida líquida do Assaí totalizou R$ 11,7 bilhões ao fim do segundo trimestre, uma redução de R$ 200 milhões em relação a igual período de 2024. O indicador de alavancagem caiu de 3,65 vezes para 3,17 vezes no período.
O desempenho foi favorecido tanto pela geração de caixa livre, que somou R$ 2,7 bilhões nos últimos 12 meses, quanto pelo crescimento do Ebitda ajustado. Com esse ritmo, a empresa segue com a expectativa de encerrar 2025 com alavancagem em torno de 2,6 vezes.
Ainda, os investimentos somaram R$ 162 milhões entre abril e junho, montante inferior frente os R$ 320 milhões investidos em igual período do ano passado. A redução reflete o ritmo mais contido de expansão, com abertura concentrada no segundo semestre e postergação de alguns projetos.