A Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições o ingresso da Votorantim S.A no bloco de controle da Hypera S.A, por meio da celebração de novo acordo de acionistas. O despacho pela aprovação está publicado em edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 7. A Votorantim é atual acionista minoritária da Hypera.
Segundo parecer da SG do Cade, as partes informam que a operação “não envolve a aquisição de qualquer participação acionária incremental pela Votorantim na Hypera, sendo ela atualmente mera acionista minoritária da Hypera com porcentual acionário equivalente a 11% de seu capital social”.
Como resultado da entrada no bloco de controle da Hypera, “a Votorantim passará a ser titular de direitos perenes típicos de controle”.
A avaliação da Superintendência do Cade é que a operação “não possui o condão de acarretar alterações significativas ao ambiente concorrencial no Brasil, configurando mera substituição de agente econômico e não demandando, por conseguinte, uma análise mais aprofundada dos mercados envolvidos”.